Guarulhos será palco do projeto “Jogando com a Diversidade”, um espetáculo teatral juvenil inovador e interativo, que aborda temas cruciais como diversidade, bullying e inclusão. O evento ocorrerá nos dias 19, 20 e 26 de março, em diferentes escolas da cidade.
Espetáculo Interativo:
- O projeto convida o público jovem a participar de um jogo cênico, incentivando a reflexão sobre valores como escuta, respeito, cuidado e empatia, promovendo um ambiente escolar mais saudável.
- Além do espetáculo, serão distribuídos jogos impressos, que seguem a mesma temática.
- A experiência combina elementos do teatro tradicional com um jogo de tabuleiro gigante, onde os participantes interagem ativamente.
Objetivos do Projeto:
- Criar um ambiente para que os jovens desenvolvam a empatia e a escuta ativa.
- Promover a importância da inclusão.
- Proporcionar momentos de diversão e acolhimento.
- Contribuir para a redução da violência escolar e do bullying.
Temas Abordados:
- Acessibilidade e inclusão.
- Conscientização sobre bullying e preconceitos.
- A importância da escuta como ferramenta de transformação.
- Acolhimento dos jovens.
Sinopse da Peça:
- A história gira em torno de Ayo, uma jovem nigeriana que se muda para o Brasil e enfrenta desafios relacionados à sua deficiência física e ao preconceito na escola.
- Após vivenciar situações de bullying, Ayo e seus colegas criam um jogo de tabuleiro gigante para promover a empatia e o respeito.
- O espetáculo se transforma em um jogo interativo, onde o público participa ativamente, explorando temas como acessibilidade, empatia e inclusão.
Informações Adicionais:
- O projeto é realizado com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Organização Polimix.
- O projeto tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Komedi Projetos e Altia e é realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.
Serviço:
- “Jogando com a Diversidade” em Guarulhos/SP
- 19/03: E.E.PEI Prof. Paulo Nogueira
- 20/03: E.E. Prof. Mario Bombassei Filho
- 26/03: CEU Ponte Alta
`