A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária, iniciou uma pesquisa de campo para mapear e identificar todos os condomínios habitacionais de interesse social do município. O levantamento preliminar aponta a existência de 92 condomínios, com cerca de 23 mil unidades habitacionais, abrigando entre 80 mil e 100 mil pessoas.
A ação, determinada pela prefeita Mara Bertaiolli, visa conhecer a realidade dessas famílias, identificar suas necessidades e promover melhorias na qualidade de vida. Técnicos da Prefeitura visitarão os condomínios, iniciando o contato pelos síndicos, e aplicarão questionários para traçar um perfil de cada local e identificar suas demandas.
O questionário aborda temas como a existência de áreas comuns, os principais problemas enfrentados na gestão dos condomínios, as melhorias desejadas pelos moradores, a percepção da política habitacional do município e a disponibilidade para participação em reuniões.
O secretário Romildo Campello destaca que, apesar da existência de programas habitacionais em Mogi das Cruzes desde as décadas de 70 e 80, nunca houve um levantamento detalhado sobre esses condomínios. A pesquisa busca suprir essa lacuna, identificando problemas comuns e desafios, para que o poder público possa implementar ações efetivas.
A expectativa da Secretaria é concluir a pesquisa em cerca de um mês, e iniciar uma nova etapa do Programa Viver Mogi, com reuniões com os síndicos e ações concretas para atender às demandas dos moradores.
Crédito da foto: Divulgação/PMMC