A Ronda de Proteção à Mulher da Guarda Civil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba realizou duas prisões em flagrante na quarta-feira (26), demonstrando a atuação eficaz das forças de segurança no combate à violência contra a mulher na região.
Um homem de 22 anos foi preso por estupro de vulnerável contra uma adolescente de 13 anos, que estava desaparecida. A menor, que depende de medicamentos controlados, foi localizada em Santo André após sua mãe acionar o Conselho Tutelar de Itaquá, que rastreou o endereço através de uma transferência via Pix feita pela vítima.
No mesmo dia, um homem de 42 anos foi detido por descumprimento de medida protetiva. Ele agrediu e ameaçou a própria mãe, desrespeitando a determinação judicial que visava protegê-la.
Ambos os casos foram registrados na Delegacia Central de Itaquaquecetuba, onde os indivíduos permanecem à disposição da Justiça.
Combate à violência contra a mulher:
A secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, Hadla Issa, reforçou o compromisso da administração municipal em proteger as mulheres de Itaquá. “As mulheres de Itaquá podem contar com o nosso apoio e proteção, seja por meio da Ronda de Proteção à Mulher ou pelos serviços de acolhimento e suporte que oferecemos na Casa da Mulher. Não se sintam constrangidas, denunciem seus agressores. Esse crime não pode prevalecer”, destacou.
O prefeito Eduardo Boigues também enfatizou a ação rápida e eficaz da GCM. “Atuamos de forma rápida e eficaz. O resultado é a prisão de mais dois criminosos que tentaram passar despercebidos. Estamos preparados para garantir a segurança da população. Itaquá tem lei e tem efetivo nas ruas”, completou.
Canais de denúncia:
- Central de Atendimento à Mulher (180)
- Polícia Militar (190)
- Guarda Civil Municipal (153)
- Secretaria da Mulher (4753-5291)
- Delegacia de Defesa da Mulher (rua João Barbosa de Moraes, 448 – Vila Zeferina)
Créditos da foto: Divulgação