Mais de 500 pessoas participaram da “Caminhada Parque a Parque” na manhã deste domingo (30 de março), evento que encerrou a programação “Março por Elas” em Mogi das Cruzes. A iniciativa da Prefeitura celebrou o Mês da Mulher com uma série de atividades durante todo o mês, incluindo palestras, eventos esportivos, culturais e de saúde.
Apesar do fim da programação especial, as ações da administração municipal voltadas à discussão e elaboração de políticas públicas para as mulheres continuam. A prefeita Mara Bertaiolli, que participou da caminhada ao lado do vice-prefeito Téo Cusatis, secretários, vereadores e da população, ressaltou a importância do engajamento contínuo. “Tivemos um março intenso e nosso trabalho terá continuidade com debates e recebimento de sugestões, que irão nortear as ações e programas da recém-criada Secretaria da Mulher”, explicou a prefeita.
O evento de encerramento começou cedo no Parque Ayrton Nogueira, no Nova Mogilar, com um aulão de alongamento e ginástica às 7h. Por volta das 8h, os participantes iniciaram a caminhada em direção ao Parque Centenário, em Cezar de Souza, com pontos de hidratação ao longo do percurso para amenizar o calor.
A chegada ao Parque Centenário foi celebrada com uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, com repertório temático sobre mulheres. Durante o evento, também foram arrecadados produtos de higiene pessoal, que serão distribuídos a mulheres em situação de vulnerabilidade pelo Fundo Social de Mogi.
O “Março por Elas” teve marcos importantes, como o 1º Fórum das Mulheres Mogianas, que iniciou formalmente as discussões para o Plano Municipal de Proteção às Mulheres e Promoção da Equidade de Gênero. A secretária municipal da Mulher, Lívia Bolina, destacou que a participação popular continua aberta através do site da Prefeitura (www.mogidascruzes.sp.gov.br) e que as discussões serão levadas a escolas e outras entidades. Outro destaque do mês foi a adesão ao Pacto Ninguém se Cala, dos Ministérios Públicos Estadual e do Trabalho, fortalecendo a rede de apoio e enfrentamento à violência contra a mulher na cidade.
“Este foi só o começo. Seguiremos com ações e políticas públicas para as mulheres durante todo ano”, reforçou a secretária Lívia Bolina. P
Crédito da Foto: PMMC