Um homem foi preso em flagrante pela Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano, por meio da Patrulha Maria da Penha, na tarde da última terça-feira (26 de março), acusado de tentativa de violência doméstica, ameaça e descumprimento de medida protetiva contra sua própria sobrinha. A intervenção ocorreu no bairro Jardim Monte Cristo.
A equipe foi acionada por volta das 15 horas, após uma vizinha ouvir gritos de socorro vindos da residência da vítima. Ao chegarem ao local, os agentes da GCM encontraram o agressor tentando invadir a casa. Foi constatado que ele havia recebido uma notificação de medida protetiva, que o obrigava a manter distância da sobrinha, no mesmo dia da ocorrência.
A vítima, bastante abalada e ainda com lesões visíveis de agressões sofridas dias antes (em 21 de março), confirmou aos guardas que o tio retornara ao local com a intenção de agredi-la novamente.
“O flagrante mostra a importância da Patrulha Maria da Penha no enfrentamento à violência doméstica. Nossa ação imediata evitou que uma tragédia maior ocorresse”, destacou a comandante da GCM de Suzano, Tatiana Orita.
O homem foi conduzido à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde a autoridade policial de plantão ratificou a prisão em flagrante. Foi verificado que o agressor já possuía histórico de violência e descumprimento de medidas protetivas, tendo sido preso anteriormente pela mesma equipe da Patrulha Maria da Penha por violar uma ordem de afastamento contra uma irmã. Ele responderá pelos crimes de descumprimento de medida protetiva, violência doméstica (Lei Maria da Penha) e ameaça.
“A reincidência do autor mostra o quanto é necessário manter a vigilância e fortalecer o suporte às vítimas. Seguiremos firmes na missão de proteger essas mulheres e garantir que a lei seja cumprida”, afirmou o secretário municipal de Segurança Cidadã, Francisco Balbino.
A GCM de Suzano reforça que denúncias de agressão podem ser feitas anonimamente pelos telefones 153 ou (11) 4746-3297, e que a Patrulha Maria da Penha está disponível para proteger as vítimas.
Crédito das Fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano