O sistema de transporte coletivo de Mogi das Cruzes conta agora com 45 novos ônibus em circulação. Os veículos, mais modernos, menos poluentes e totalmente acessíveis, foram apresentados oficialmente no último sábado (29 de março) pela prefeita Mara Bertaiolli, resultado de negociações entre a Prefeitura e as empresas concessionárias.
A apresentação contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito Téo Cusatis, o ex-deputado federal Valdemar Costa Neto, o deputado federal Márcio Alvino, o presidente da Alesp, André do Prado, o presidente da Câmara de Mogi, Francimario Vieira, vereadores e secretários municipais. Após o evento, os ônibus já iniciaram a operação, circulando pelos principais corredores da cidade.
Este reforço na frota representa um investimento de aproximadamente R$ 45 milhões, custeado integralmente pelas empresas Princesa do Norte (que adquiriu 21 veículos, sendo 6 de ampliação e 15 de renovação) e Mogi Mob (24 veículos para substituição da frota). Com isso, Mogi das Cruzes passa a ter 211 ônibus atendendo as 81 linhas que cobrem 107 bairros. “A chegada destes ônibus reforça o nosso compromisso diário de melhorar o transporte público”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
Além de celebrar a nova frota, a prefeita enfatizou o compromisso com a fiscalização rigorosa do serviço. “Desde que chegamos na Prefeitura, a determinação é que a Secretaria de Mobilidade acompanhe absolutamente tudo: horários, trajetos, limpeza. O sistema vinha apresentando falhas, como atrasos. A fiscalização está sendo redobrada”, garantiu Mara Bertaiolli, lembrando que o contrato exige que a frota tenha, em média, no máximo cinco anos de uso.
Os novos ônibus são zero quilômetro e possuem tecnologia que reduz em até 80% a emissão de CO2. A acessibilidade também foi um ponto destacado, com elevadores, espaço para cadeira de rodas e área para cão-guia. “O transporte coletivo precisa atender a todos com a mesma eficiência. Não vamos admitir nada diferente disso”, ressaltou a prefeita, acrescentando que as empresas também são cobradas quanto ao treinamento contínuo dos motoristas e demais funcionários para o bom atendimento aos passageiros.
Crédito da Foto: PMMC