A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início nesta terça-feira, 1º de abril, à campanha anual de vacinação contra a gripe (Influenza). A imunização estará disponível nos 24 postos de saúde da cidade.
O horário de vacinação será de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8 às 16 horas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Prefeito Alberto Nunes Martins, conhecida como CS II, terá horário ampliado, vacinando das 8 às 18 horas de segunda a sábado. A lista completa com endereços das unidades pode ser consultada no link: bit.ly/EnderecosUBS.
Nesta fase inicial da campanha, Suzano recebeu 6 mil doses do imunizante da Secretaria de Estado da Saúde. Terão prioridade para receber a vacina os seguintes grupos:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Gestantes e puérperas (mulheres no pós-parto);
- Indígenas e quilombolas;
- Trabalhadores da área da Saúde;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com comorbidades;
- Professores e trabalhadores de instituições de ensino;
- Integrantes das Forças Armadas, de Segurança e Salvamento;
- Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
- Pessoas em situação de rua;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Trabalhadores portuários e dos Correios;
- Adolescentes em medidas socioeducativas.
Para se vacinar, é indispensável apresentar um documento oficial com foto, CPF, Cartão SUS e a caderneta de vacinação. A prefeitura intensificará a divulgação da campanha nas redes sociais e nos próprios postos de saúde para alcançar o maior número possível de pessoas dos grupos prioritários.
O secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, reforça o chamado à população elegível. “Com a mudança climática se aproximando no fim do mês, a vacinação contra o vírus Influenza é crucial para proteger a saúde dos grupos prioritários, que são mais expostos ou correm mais riscos. Esperamos que todos tenham consciência da importância de se vacinar”, destacou.
O prefeito Pedro Ishi complementou, lembrando que a vacina também auxilia no diagnóstico médico. “Doenças como Covid-19 e dengue podem ter sintomas semelhantes aos da gripe. Manter a vacinação em dia contribui para que os profissionais de saúde possam diagnosticar corretamente o paciente e oferecer o tratamento mais adequado”, finalizou o prefeito.
Crédito das Fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano