Suzano viveu um dia de festa nesta quinta-feira (03/04)! O prefeito Pedro Ishi e o secretário estadual de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, assinaram o aguardado convênio que finalmente garante a construção das alças de saída do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21). A assinatura, realizada no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, marca o início de uma obra histórica para a cidade, que comemorou seus 76 anos na última quarta-feira (02/04).
O novo “Complexo Viário do Alto Tietê” trará um investimento de R$ 1 bilhão para Suzano e região, com R$ 600 milhões já assegurados no orçamento estadual para este ano. A expectativa é de um grande impulso no desenvolvimento econômico, com uma arrecadação estimada em R$ 25 milhões, a geração de 3 mil empregos diretos e indiretos e um impacto positivo na vida de 1,6 milhão de pessoas.
O evento reuniu diversas autoridades municipais, estaduais e federais, visivelmente entusiasmadas com a concretização desse projeto tão importante. O ex-prefeito de Suzano e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, não escondeu a emoção de ter participado ativamente das negociações. “Deixamos um legado em Suzano, que começou em 2017 e agora termina com esse ‘Complexo Viário do Alto Tietê’. Agora posso dizer que cumprimos 100% das promessas que havia feito lá atrás”, comemorou.
Ashiuchi também fez questão de destacar o papel fundamental do presidente da Alesp, deputado estadual André do Prado, e do deputado federal Marcio Alvino, que se empenharam em garantir os recursos junto ao governo estadual. O secretário Benini confirmou a importância da articulação política. “O Rodrigo (Ashiuchi), o André (do Prado) e o Marcio (Alvino) convenceram o governador Tarcísio de Freitas sobre a importância dessa obra. Podemos dizer que o trabalho foi muito bem feito porque o projeto se tornou uma das prioridades para esse ano”, afirmou Benini.
As Obras:
O convênio prevê a construção de alças de ligação das vias no entorno do Trecho Leste do Rodoanel, além da readequação do fluxo e da sinalização, seguindo o projeto executivo alinhado desde o ano passado. O complexo de alças fará conexão com a rua Norma Favale, a avenida Brasil, a avenida Paul Percy Harris e a rodovia Henrique Eroles (SP-66). As intervenções incluem ainda a criação de uma nova via paralela à rua Norma Favale, ligando as alças de entrada e saída. O prazo para a conclusão das obras é de 24 meses.
O projeto também contempla a requalificação de importantes vias como a rua Jossei Toda, a própria rua Norma Favale, a avenida Paul Percy Harris e a rua Tarquinio Favale, além da adequação do acesso da rua Magnólia Carrara Braghiroli e da sinalização no viaduto Ryu Mizuno e na avenida Jorge Bei Maluf. O tráfego nas avenidas Rio de Janeiro e Armando Salles de Oliveira com a rodovia Henrique Eroles também será readequado.
Para viabilizar todas essas melhorias, será firmado um Termo Aditivo Modificativo (TAM) entre o governo estadual e a Concessionária SPMar, com a participação da Artesp. O objetivo do TAM é a elaboração dos projetos e a execução das obras para a implementação do dispositivo em desnível no Rodoanel, garantindo a conexão direta dos motoristas a esse acesso na altura de Suzano e Poá.
Marcio Alvino celebrou a parceria entre as esferas de governo e os políticos da região. “A articulação entre todos os políticos que atuam para o desenvolvimento do Alto Tietê permitiu essa conquista. Foi um trabalho em conjunto que contou com grande mérito do deputado André do Prado e do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi”, destacou o deputado federal.
André do Prado, presidente da Alesp, expressou sua satisfação em ver um projeto de dez anos se concretizar. “Era uma obra complexa para quem queria ver essa realidade. Estive muito presente em todas as tratativas que farão com que essa obra saia do papel. Depois de muito diálogo e muito apoio, conseguimos mostrar que esses recursos eram muito importantes para a região”, frisou o deputado estadual.
O prefeito Pedro Ishi enfatizou os benefícios para a população. “Teremos um novo viaduto na avenida Brasil e garantiremos um deslocamento melhor para a chegada na SP-66 e para a rua Dr. Prudente de Moraes. A população ficará muito feliz com todas as opções logísticas que levarão muito mais desenvolvimento urbano para Suzano e região. A cidade agradece a todos que se envolveram com as tratativas em torno dessa obra, que transformará a nossa cidade. Estamos recebendo o maior investimento da história do município”, declarou Ishi.
Um Longo Caminho:
O Trecho Leste do Rodoanel foi entregue em 2015 com apenas as alças de acesso pela avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66), permitindo apenas a entrada na rodovia em Suzano. Para sair ou mudar de sentido, os motoristas precisavam se deslocar para cidades vizinhas. As negociações para a construção das alças de saída se arrastavam desde 2017, quando Rodrigo Ashiuchi assumiu a prefeitura. O projeto avançou nos últimos anos, mas o início do projeto executivo em março de 2024 representou um avanço significativo.
Presenças:
O evento contou com a presença de representantes das empresas responsáveis pela execução e supervisão do projeto, incluindo diretores da Concessionária SPMar e da Artesp, além de diversos secretários municipais e vereadores de Suzano.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano