O Fundo Social de Mogi das Cruzes inicia nesta sexta-feira (11/04) o período de inscrições para cursos gratuitos de capacitação profissional, com o objetivo de promover a geração de renda e novas oportunidades de emprego para a população de baixa renda do município. Ao todo, serão oferecidas 720 vagas, sendo 560 no Polo da Vila Brasileira e outras 160 distribuídas em unidades descentralizadas localizadas na Paróquia São Pedro Apóstolo e na Comunidade São Francisco de Assis, em Cezar de Souza.
As aulas, com frequência de duas vezes por semana, terão início no dia 5 de maio, com opções de turmas pela manhã (das 8h às 11h) e à tarde (das 13h às 16h). Os dias e horários específicos de cada curso serão definidos de acordo com a modalidade escolhida pelo aluno.
No Polo da Vila Brasileira, os interessados poderão optar por 14 diferentes cursos: Auxiliar de Cabeleireiro, Maquiagem, Costura Criativa, Design de Sobrancelha, Barbearia, Manicure e Pedicure, Mãos na Massa, Extensão de Cílios, Salgados e Doces para Festas, Videomaker, Tranças Nagô Iniciante, Tranças Nagô Avançado, Confeitaria e Nail Designer (alongamento de unhas).
Já nas unidades descentralizadas, a oferta será a seguinte: na Paróquia São Pedro Apóstolo, serão oferecidos os cursos de Auxiliar de Cabeleireiro e Maquiagem; e na Comunidade São Francisco de Assis, os cursos de Salgados e Doces para Festas e Videomaker.
Cada um dos cursos disponibiliza 40 vagas e é totalmente gratuito. No entanto, é importante ressaltar que os materiais didáticos utilizados durante as aulas serão de responsabilidade dos próprios alunos. Para os cursos de Maquiagem, Videomaker e Tranças Nagô, a idade mínima exigida é de 16 anos, sendo necessária a assinatura da ficha de inscrição pelo pai, mãe ou responsável legal (maior de 18 anos) no primeiro dia de aula. Os demais cursos são destinados a pessoas com idade igual ou superior a 18 anos.
A presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, enfatiza a relevância da iniciativa para a inclusão social e o fomento ao empreendedorismo entre a população de baixa renda. “Uma de nossas principais missões é trabalhar para promover o bem-estar social na cidade, e os cursos profissionalizantes gratuitos são ferramentas cruciais para a qualificação da mão de obra e para a geração de emprego e renda”, declara.
Para efetuar a inscrição, os interessados devem possuir Ensino Fundamental completo e residir em Mogi das Cruzes. As inscrições podem ser realizadas através do site da Prefeitura Municipal (www.mogidascruzes.sp.gov.br), acessando o link https://forms.gle/aE5YQh72qNce9DYRA.
Para obter mais informações, os interessados podem entrar em contato com o Fundo Social através do telefone 4798-6365.
Crédito da Foto: Divulgação/PMMC