A Secretaria de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura de Itaquaquecetuba prorrogou o prazo de inscrições para o curso gratuito de ecogastronomia. Os interessados têm agora até a próxima terça-feira (22 de abril) para garantir uma das 30 vagas disponíveis. A formação é aberta para pessoas a partir de 12 anos.
O curso terá como foco principal a conservação e o preparo de alimentos colhidos no programa Jardins Comestíveis, implementado recentemente no Parque Ecológico Mario do Canto. O objetivo é ensinar técnicas que promovam uma alimentação saudável e sustentável, aproveitando os recursos da horta urbana.
“Estendemos o prazo para que mais pessoas interessadas tenham a oportunidade de participar. Esse curso oferece uma vivência única com a natureza e busca aplicar práticas de alimentação natural, saudável e sustentável, especialmente para aqueles que não têm esse contato no dia a dia”, explicou Rolgaciano Fernandes, secretário da pasta.
Durante as aulas, os participantes aprenderão técnicas básicas de manipulação e preparação de conservas, utilizando os alimentos disponíveis na horta. A iniciativa visa fomentar a alimentação saudável, a autossuficiência alimentar e até mesmo a geração de renda. “O projeto chegou na cidade para trazer mais contato com a natureza e opções de alimentação saudável para a população. Aproveitem essa chance”, incentivou o prefeito Eduardo Boigues.
Como Participar:
- Inscrições: Devem ser feitas exclusivamente pelo formulário online: cutt.ly/Grdym8kq
- Prazo: Até terça-feira, 22 de abril de 2025.
- Seleção: O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 24 de abril.
Detalhes do Curso:
- Local: Banco de Alimentos (Rua Cabrália Paulista, 100 – Estação).
- Período: Aulas às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 13h.
- Duração: Início em 29 de abril e término em 5 de junho (total de 16 aulas teóricas e práticas).
O programa Jardins Comestíveis é uma idealização da Ong Dia da Terra e do artista franco-tunisiano Jean Paul Ganem, com patrocínio da EDP, realização da Brazimage e do governo estadual (Secretaria de Cultura e Economia Criativa), e apoio da Prefeitura de Itaquaquecetuba (Secretarias de Meio Ambiente e Educação) e do Instituto EDP.
Mais Informações:
- Telefone: (11) 4642-5076
- E-mail: [endereço de e-mail removido]
Fotos: Eduardo Borges