Os trabalhos de recuperação do gramado do Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, foram finalizados nesta semana, de acordo com informações da Prefeitura de Mogi das Cruzes. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), teve como objetivo restaurar as boas condições do campo para a sequência das competições oficiais de futebol programadas para o ano.
Com a conclusão da manutenção, o estádio já está apto a receber partidas. A primeira utilização prevista após a recuperação é para a estreia do União Mogi no Campeonato Paulista Segunda Divisão. A equipe mogiana enfrenta o Mauaense neste sábado (19/04), às 15h. O União Mogi integra o Grupo 3 da competição, ao lado de Ecus, Manthiqueira, Mauá e Mauaense, e mandará quatro jogos da primeira fase no Nogueirão.
A manutenção foi executada pela empresa especializada Campanelli Gramados Esportivos, contratada pela administração municipal. O processo incluiu controle e eliminação de pragas, cortes corretivos no gramado e a aplicação de produtos para o fortalecimento da grama. As intervenções foram iniciadas em 16 de março, e a última etapa de adubação ocorreu na última segunda-feira (14/04).
“Com o trabalho concluído, o Nogueirão volta a ter um gramado de qualidade, referência para todo o estado”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fred Abib. Ele acrescentou que “o estádio continuará a receber os serviços de manutenção rotineira para que sejam mantidas as condições de utilização”.
A necessidade da recuperação se deu após um período de uso intenso do campo. No início do ano, o Nogueirão foi palco de jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, recebendo equipes como Flamengo, Grêmio e RB Bragantino. Posteriormente, o estádio sediou partidas do Esporte Clube São Bernardo pela Série A-3 do Campeonato Paulista. Após essas competições, o uso do campo foi temporariamente interrompido para permitir a recuperação completa do gramado.
Imagem: PMMC