A janela extra de transferências do futebol brasileiro já era! Encerrada na última sexta-feira (11 de abril), ela fechou as portas para contratações de jogadores que estavam em outros clubes. Mas calma, torcedor! Para os times das Séries A, B e C que ainda precisam daquela peça chave no elenco, existe uma saída: buscar jogadores que estão livres no mercado, ou seja, sem contrato vigente.
O ge deu uma olhada e reuniu alguns nomes experientes e conhecidos que estão nessa situação. Será que vale a aposta em alguma dessas feras? Se liga na lista:
Medalhões e Nomes Conhecidos na Pista:
- Diego Costa (Atacante, 36 anos): Com um currículo invejável (campeão espanhol, inglês e brasileiro pelo Galo em 2021), o centroavante deixou o Grêmio no fim de 2024 e segue livre, apesar de sondagens. Experiência e faro de gol não faltam.
- Fernandinho (Volante, 39 anos): Uma lenda! Multicampeão por Shakhtar e Manchester City, voltou ao Athletico-PR, onde encerrou o contrato no fim de 2024. Mesmo aos 39, rejeita falar em aposentadoria e garante jogar enquanto o físico permitir. Qualidade e liderança de sobra.
- Luiz Adriano (Atacante, 38 anos): Revelado pelo Inter, brilhou e empilhou títulos na Europa (Shakhtar, Milan, Spartak). Voltou ao Brasil, foi campeão da Copa do Brasil com o Palmeiras, e teve passagens por Turquia, Inter novamente e, por último, Vitória em 2024. Um finalizador nato.
- Rodrigo Caio (Zagueiro, 31/32 anos): Poucos têm uma galeria de troféus como a dele (Libertadores, Sul-Americana, Brasileirão, Copa do Brasil pelo Flamengo). Revelado pelo São Paulo, sofreu com lesões nos últimos anos. Deixou o Grêmio em 2024 e busca retomar a carreira. Qualidade técnica indiscutível quando em forma.
- Mário Fernandes (Lateral-direito, 34 anos): Cria do Grêmio, fez história por 10 anos na Rússia (atuou até na Copa de 2018 pela seleção local). Teve um retorno relâmpago ao Inter em 2023 e deixou o Zenit em julho de 2024. Lateral experiente.
- Yuri Lima (Volante, 30 anos): Destaque no surpreendente Osasco Audax de 2016, passou por Santos, Fluminense e outros clubes. Seu último time foi o Mirassol em 2024, quando deu uma pausa na carreira nos meses finais do ano por motivos pessoais.
- Dodô (Lateral-esquerdo, 33 anos): Outro que saiu cedo do Brasil (revelado no Corinthians). Jogou na Itália (Roma, Inter, Sampdoria) e voltou para ser multicampeão pelo Atlético-MG. Teve uma segunda passagem pelo Santos, seu último clube em 2023, e rescindiu no fim de 2024.
- Rafinha Alcântara (Meia, 32 anos): Filho do tetra Mazinho, irmão de Thiago. Fez carreira na Europa, sendo multicampeão pelo Barcelona e com passagens por PSG, Inter, etc. Seu último clube foi no Catar. Ganhou o ouro olímpico Rio 2016 com o Brasil. Um retorno ao país seria novidade.
Outros Nomes Livres:
- Madson (LD): Ex-Athletico-PR, campeão da Copa do Brasil 2019.
- Michel Macedo (LD): Jogou por Corinthians e Atlético-MG (clube que foi campeão da Libertadores em 2013). Último clube foi o Paysandu.
- João Paulo (Meia): Ex-Atlético-GO e Cruzeiro (onde foi campeão da Série B 2022). Último time foi o Avaí.
A Regra é Clara: Como Contratar Agora
Mesmo com a janela principal fechada, esses jogadores sem contrato podem ser contratados a qualquer momento. O clube precisa apenas registrá-los no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.
Atenção aos prazos de inscrição nas competições: Para jogar nas Séries A e B, o limite de inscrição é 12 de setembro. Na Copa do Brasil, o prazo vai até 3 de outubro. (Lembrando que há um limite de 50 atletas inscritos por clube na Série A/B).
Próximas Oportunidades (As Janelas “Oficiais”)
Para contratar jogadores que têm contrato com outros clubes, os times brasileiros terão que esperar as próximas janelas de transferências de 2025:
- Janela Curta (Junho): Entre 2 e 10 de junho (um período bem curto, possivelmente ligado a ajustes para o Mundial de Clubes).
- Janela Principal (Meio do Ano): De 10 de julho a 2 de setembro (quase dois meses para o mercado esquentar de novo).
Portanto, se o seu time precisa de um reforço “pra ontem”, a diretoria precisa ficar de olho nesses nomes (e outros na mesma situação) que estão disponíveis no mercado agora!