E aí, galera ligada no meio ambiente de Suzano! Tem novidade boa na área: ontem (quinta-feira, 17/04), rolou uma audiência pública super importante pra discutir a criação de uma nova unidade de conservação municipal. Pensa num parque natural novinho em folha pra nossa cidade! A ideia é proteger uma área verde estratégica que fica ali no cinturão da APA da Várzea do rio Tietê, entre os bairros Cidade Miguel Badra e Sesc.
O que rolou na audiência?
O encontro aconteceu no Centrus (Centro Unificado de Serviços) e foi organizado pela Secretaria de Meio Ambiente. A equipe apresentou o estudo técnico e o mapa da área que pode virar o novo parque. O mais legal foi que o público pôde participar ativamente: tirar dúvidas, dar ideias, fazer sugestões, tanto falando na hora quanto escrevendo em fichas. A Solange Wuo, diretora de Controle e Fiscalização Ambiental, conduziu a apresentação.
Detalhes do projeto:
O nome provisório dessa nova área protegida é “Unidade de Conservação Parque Natural Municipal das Várzeas do Tietê”. O plano inclui até uma “estrada-parque” no acesso, que será pela rua Agnaldo Cursino. Quer ficar por dentro de todos os detalhes técnicos, mapas e justificativas? O estudo completo tá disponível online no site da Prefeitura. É só acessar o link bit.ly/ConservaçãodeSuzano e procurar os arquivos no final da página.
Perdeu a audiência? Ainda dá tempo de opinar!
Não conseguiu ir na audiência, mas quer deixar sua contribuição? Sem problemas! Você tem até a próxima quarta-feira (23/04) para enviar suas dúvidas e sugestões. Manda um e-mail para o Comdema (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente) no endereço: [endereço de e-mail removido]. Fica de olho também no site da Prefeitura (na seção da Secretaria de Meio Ambiente > “Planos, Projetos e Programas”), porque a ata da audiência e a apresentação vão ser publicadas lá.
E os próximos passos?
Todas as sugestões e comentários recebidos serão avaliados pela equipe técnica da Secretaria de Meio Ambiente. Depois dessa análise, o processo segue para a Secretaria de Assuntos Jurídicos e, finalmente, para a criação de um decreto municipal que oficializa o parque. Com a unidade criada, o próximo passo será elaborar um plano de manejo – um documento que vai dizer como a área poderá ser usada para turismo, educação ambiental e pesquisa científica, sempre com foco na preservação.
Por que isso é importante?
A diretora Solange Wuo destacou que essa audiência foi uma chance valiosa para a galera participar e construir junto essa nova política ambiental. O secretário de Meio Ambiente, André Chiang, completou dizendo que essa iniciativa faz parte de um esforço maior pela sustentabilidade e proteção da natureza em Suzano. “A criação de uma unidade de conservação é um passo fundamental para garantir a proteção da biodiversidade local, promover a sustentabilidade e contribuir com o enfrentamento das mudanças climáticas”, afirmou o secretário.
É Suzano pensando no futuro e no meio ambiente, com a participação de todo mundo! Se você se importa com as áreas verdes da cidade, essa é a hora de se informar e contribuir.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano