Feriadão chegando e o Procon de Mogi das Cruzes tá na área pra garantir que os direitos do consumidor sejam respeitados! Sabendo que o movimento na Rodoviária Geraldo Scavone (lá no Mogilar) e no comércio da cidade aumenta muito com a Páscoa e o feriado de Tiradentes, a equipe realizou a “Operação Páscoa” nesta semana.
O que eles encontraram?
Na rodoviária, a fiscalização já deu resultado: foi emitido um auto de constatação porque não estavam informando direitinho o preço das passagens de ônibus. Um direito básico do consumidor, né? O objetivo da operação foi justamente pegar no flagra possíveis infrações ao Código de Defesa do Consumidor, tanto no transporte quanto na venda de produtos típicos dessa época.
Fiscalização também nas lojas:
Além da rodoviária, o Procon visitou cerca de 30 lojas pela cidade nos últimos dias. O foco foi orientar os comerciantes sobre a importância de exibir os preços dos produtos de forma clara e visível. Sabe quando você tem que ficar caçando um funcionário pra saber quanto custa algo? Então, isso não pode! O preço tem que estar ali, fácil de ver.
Dica de Ouro do Procon! 💲
Uma dúvida que sempre aparece é sobre produtos com dois preços diferentes. O coordenador do Procon de Mogi, Álvaro Nicodemus Sanvida, explicou a regra: se um produto tem duas ofertas de preço, você tem o direito de pagar pelo MENOR valor! “Caso existam duas ofertas de preço em um mesmo produto, o consumidor tem o direito de pagar pelo menor valor. Por exemplo: se uma camiseta é anunciada por R$ 50,00 e, no caixa for cobrado R$ 60,00, vale sempre o preço mais baixo”, esclareceu ele. Fica esperto nesse direito!
Precisou do Procon? Saiba como acionar:
Se você tiver algum problema ou dúvida sobre seus direitos, o Procon está à disposição. Mas atenção, o atendimento presencial precisa de agendamento prévio. Veja como funciona:
- Como Agendar: Online, pelo site da Prefeitura ( http://agendamentopac.pmmc.com.br/ ) ou pessoalmente em uma das unidades.
- Onde Ir:
- PAC no prédio-sede da Prefeitura.
- Mogifácil de Braz Cubas.
- Centro Integrado de Cidadania (CIC).
- Horário: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
- Reclamação Online: Você também pode registrar sua reclamação pela internet, acessando: bit.ly/procon-mogi
- Mais Informações: Ligue para 4790-5090.
Fique de olho nos seus direitos na hora de comprar e viajar neste feriadão. Consumidor informado é consumidor empoderado! 😉