O União Futebol Clube deu o pontapé inicial em sua campanha no Campeonato Paulista da Segunda Divisão de 2025, a “Bezinha”, no último sábado (19 de abril). Jogando em casa, no Estádio Municipal Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, o time mogiano empatou em 1 a 1 com o Grêmio Esportivo Mauaense, na rodada inaugural do Grupo 3.
Com um elenco reformulado e sob novo comando técnico e diretivo, o União Mogi entra na competição com o objetivo claro de conquistar uma das duas vagas de acesso à Série A4 de 2026. A “Bezinha” deste ano conta com 15 times, divididos em três grupos regionalizados na primeira fase. O Grupo 3, além de União e Mauaense, inclui ECUS, Manthiqueira e Mauá.
No comando técnico, a novidade é Marcos Bruno, de 56 anos, que fez sua estreia como treinador principal do alvirrubro. Com experiência em diversos clubes paulistas, ele tem a missão de liderar a equipe nesta fase de reconstrução. Antes da estreia, o treinador destacou a preparação: “Estamos confiantes no trabalho que foi desenvolvido. O grupo é jovem, mas muito comprometido. A expectativa era de uma boa estreia, com entrega total em campo, e o foco é começar bem o campeonato”, afirmou Marcos Bruno sobre o início da jornada.
Fora das quatro linhas, a reestruturação também é visível. O ex-árbitro de futebol profissional, Rodrigo Braghetto, assumiu o cargo de diretor de futebol. Sua chegada marca um novo momento para o clube, com foco na reestruturação do departamento, na profissionalização da gestão e na possibilidade futura de transformação em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF).
“Estamos muito motivados para esta temporada. Sabemos da importância de cada jogo em uma competição equilibrada como a Bezinha. O União é um clube tradicional, com uma torcida apaixonada e uma cidade que respira futebol. Este campeonato marca o início de um novo ciclo, e queremos mostrar em campo e fora dele a seriedade do nosso projeto de reestruturação e profissionalização”, declarou Braghetto.
Formato da Competição
Na primeira fase, as equipes se enfrentam em turno e returno dentro de seus respectivos grupos. Classificam-se para a etapa seguinte os dois primeiros colocados de cada chave e os dois melhores terceiros colocados no geral, totalizando oito times. A partir daí, inicia-se a fase de mata-mata (quartas de final), com jogos de ida e volta. O mesmo formato se repete nas semifinais e finais. Em caso de empate no placar agregado das fases eliminatórias, a vantagem será da equipe com melhor campanha somando todas as fases anteriores. Os dois finalistas garantem o acesso à Série A4 de 2026.
Calendário do União Mogi – Primeira Fase
- 19/04 – União Mogi 1 x 1 Mauaense (já realizado)
- 26/04 – 15h: Manthiqueira x União Mogi (em Guaratinguetá)
- 03/05 – 15h: União Mogi x ECUS (Nogueirão)
- 10/05 – 15h: Mauá x União Mogi (em Mauá)
- 24/05 – 15h: Mauaense x União Mogi (em Mauá)
- 31/05 – 15h: União Mogi x Manthiqueira (Nogueirão)
- 07/06 – 15h: ECUS x União Mogi (em Suzano)
- 14/06 – 15h: União Mogi x Mauá (Nogueirão)
Crédito da Foto: Comunicação/OCFC