O 38º Festival de Outono Akimatsuri, realizado nos dois primeiros fins de semana de abril em Mogi das Cruzes, deixou um legado de solidariedade além da celebração cultural. O evento, promovido pelo Bunkyo (Associação Cultural de Mogi das Cruzes), arrecadou quase 4 toneladas de alimentos não perecíveis.
A expressiva coleta foi resultado da campanha “Ingresso Solidário”. A iniciativa consistia em solicitar a doação de, no mínimo, 1 quilo de alimento não perecível – como arroz, feijão, açúcar, macarrão, óleo, entre outros – a todos os visitantes que utilizaram ingressos de cortesia para acessar o festival.
Segundo a organização do Akimatsuri, todos os mantimentos arrecadados serão agora encaminhados ao Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes. O órgão municipal ficará responsável por realizar a distribuição às famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social na cidade.
O presidente do Bunkyo de Mogi das Cruzes, Frank Tuda, comemorou o sucesso da ação e o engajamento do público. “É gratificante ver que, além de prestigiar a cultura japonesa e toda a programação do Akimatsuri, o público também abraçou a causa da solidariedade”, afirmou Tuda.
O Festival de Outono Akimatsuri, um dos eventos mais tradicionais do calendário mogiano, aconteceu em 2025 nos dias 5, 6, 12 e 13 de abril, no Centro Esportivo do Bunkyo, localizado na Avenida Japão, nº 5919, bairro Porteira Preta.
Crédito da Foto: Divulgação/Akimatsuri