O futuro do prédio que atualmente sedia a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Suzano continua em discussão. O órgão federal e a Prefeitura de Suzano seguem em tratativas para uma possível permuta (troca) do imóvel, que possui grande valor histórico para a cidade.
O edifício em questão abrigou o Paço Municipal entre os anos de 1952 e 1993, além de ter sido a sede da Câmara de Vereadores de 1952 a 2001. Reconhecendo sua importância, o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) aprovou seu tombamento, oficializado em abril de 2024, tornando-o oficialmente um patrimônio histórico e cultural de Suzano.
O processo de tombamento não se limitou à estrutura física do prédio, incluindo também a mureta localizada em frente à fachada, o livro tombo mais antigo do Legislativo suzanense e a mesa utilizada pelo primeiro prefeito da cidade, Abdo Rachid. Com o tombamento, a administração municipal ganha instrumentos legais para implementar políticas públicas voltadas à preservação do local.
Procurado pela reportagem para comentar sobre as negociações, o INSS informou, por meio de nota, que o fato de o imóvel ser tombado não representa um impedimento para a realização dos serviços prestados pela agência no local. O órgão federal confirmou que as negociações com a prefeitura sobre uma possível mudança de endereço da unidade “ainda estão ocorrendo”.