As linhas 11-Coral e 12-Safira da CPTM, essenciais para o deslocamento no Alto Tietê, transportam juntas uma média de 680.450 passageiros em dias úteis. A Linha 11-Coral é a de maior fluxo, com 463.575 usuários diários, enquanto a Linha 12-Safira movimenta 216.890 pessoas. Contudo, desde o último dia 9 de abril, a rotina dos usuários da Linha 11 foi severamente impactada por uma alteração significativa na circulação.
Obras emergenciais causam transtorno e longas esperas
O motivo da mudança é a necessidade de obras emergenciais em uma ponte ferroviária centenária, construída em 1907, localizada na região de Suzano. Após a equipe técnica da CPTM identificar desgaste na estrutura, a circulação de trens entre as estações Suzano e Jundiapeba passou a ocorrer em via única.
A medida, que visa garantir a segurança dos passageiros, afeta diretamente os 463 mil usuários diários da Linha 11, mas o impacto é ainda mais sentido no trecho entre Estudantes e Suzano, que concentra um fluxo diário de aproximadamente 82 mil pessoas. A previsão da CPTM é que a conclusão total dos reparos leve cerca de 120 dias, ou seja, quatro meses.
Reclamações e indignação nas redes sociais
A alteração resultou em maiores tempos de espera e na necessidade de múltiplas baldeações (trocas de trem) para quem viaja no trecho Mogi das Cruzes-Suzano, gerando uma onda de reclamações e indignação nas redes sociais.
“O suporte da linha 11-Coral está horrível. Pego o trem em Mogi das Cruzes, o trem sem sinalização de destino, só descobre quando entra que tem que descer em Jundiapeba, pegar um trem para Suzano, descer em Suzano e pegar outro para a Luz. Fora a baldeação que está desorganizada e lotada, horrível”, desabafou um usuário no X (antigo Twitter). “Eu não aguento a linha 11-Coral e especialmente odeio o descaso acontecendo entre Jundiapeba e Suzano”, postou outro passageiro na mesma rede.
Como ficam os intervalos
Segundo informações do Governo do Estado, a alteração impactou os intervalos médios entre os trens, principalmente nos horários de pico (das 4h às 9h e das 16h às 21h):
- Luz ↔ Suzano: Intervalos médios de 7 minutos.
- Luz ↔ Guaianases (Loop interno): Intervalos médios de 3,5 minutos.
- Suzano ↔ Estudantes: Intervalos médios de 22 minutos.
Raio-X das Linhas no Alto Tietê
As duas linhas atendem cinco cidades da região: Mogi das Cruzes (4 estações na Linha 11), Suzano (1 estação na Linha 11), Poá (2 estações, Poá na L11 e Calmon Viana na L11/L12), Ferraz de Vasconcelos (2 estações na L11) e Itaquaquecetuba (3 estações na Linha 12).
Na Linha 11-Coral, fora dos grandes terminais da capital (Luz, Brás, Tatuapé) e da integração em Guaianazes, as estações mais movimentadas no Alto Tietê e proximidades incluem Suzano (39.196 passageiros/dia), Ferraz de Vasconcelos (26.200), Estudantes (15.431), Antonio Gianetti Neto (14.116), Poá (13.261) e Mogi das Cruzes (12.254).
Na Linha 12-Safira, após os terminais Brás e Tatuapé, as estações com maior fluxo na região ou próximas a ela são Itaim Paulista (30.089), Itaquaquecetuba (19.385), Jardim Romano (19.200), São Miguel Paulista (18.267), e Jardim Helena – Vila Mara (16.626).
A CPTM recomenda aos passageiros que planejem suas viagens com antecedência e fiquem atentos aos avisos sonoros e informações nas estações durante este período de obras na Linha 11-Coral.