Era para ser o dia do retorno de Tite ao Corinthians, mas uma reviravolta marcou a manhã desta terça-feira (22). O técnico, que era aguardado para assinar contrato e iniciar os trabalhos hoje mesmo, anunciou oficialmente que recusou a proposta do clube. O motivo alegado foi a necessidade de cuidar da saúde física e mental, levando Tite a decidir por uma pausa na carreira por tempo indeterminado.
A decisão foi comunicada após Tite, principal alvo do Corinthians para substituir Ramón Díaz (demitido na semana passada), sentir-se mal na noite de segunda-feira. Segundo relatos, o treinador sofreu uma crise de ansiedade, o que o levou a concluir que não estaria apto a voltar a trabalhar neste momento.
Em nota oficial, Tite classificou a decisão como “difícil, mas necessária”, tomada após conversas com a família e observação dos “sinais que meu corpo estava emitindo”. Ele confirmou as negociações com o clube: “Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada”.
O Corinthians também se manifestou por meio de nota, confirmando que as negociações estavam muito próximas de um desfecho positivo. “As partes ficaram muito próximas do acerto e o treinador era esperado para assinar o contrato e já comandar os trabalhos da equipe nesta terça. No entanto, por uma decisão pessoal, Tite resolveu pausar momentaneamente a sua carreira para cuidar da sua saúde física e mental”, informou o clube.
A diretoria alvinegra foi informada da recusa na manhã desta terça e discutiu com Tite a forma de comunicar a decisão.
Corinthians volta à estaca zero na busca por técnico
Com a negativa de Tite, o auxiliar Orlando Ribeiro permanece como técnico interino. A diretoria corintiana, que tinha a intenção de apresentar um novo comandante até quinta-feira (24), quando a equipe enfrenta o Racing-URU pela Copa Sul-Americana, agora precisa reavaliar o mercado.
A busca por um novo nome recomeça após uma tentativa frustrada de contratar Dorival Júnior na última quinta-feira, negociação que gerou ruídos internos no clube. A cúpula alvinegra voltará a discutir opções.
Leia a nota oficial de Tite na íntegra:
“O técnico Tite anuncia uma pausa na carreira por tempo indeterminado para cuidar de sua saúde mental e física.
‘Entendi que existem momentos em que é preciso compreender que, como ser humano, posso ser vulnerável e admitir isso certamente irá me tornar mais forte.
Sou um apaixonado pelo que faço e assim seguirei sendo, mas conversando com minha família e observando os sinais que meu corpo estava emitindo, decidi que o melhor a fazer agora é interromper minha carreira para cuidar de mim pelo tempo que for preciso.
Como se tornou público, havia uma conversa em andamento com o Corinthians, mas ela precisará ser paralisada por uma decisão difícil, mas necessária. Um abraço a todos’.”