A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes tem em sua pauta de votação desta terça-feira (22 de abril) uma proposta que pode transformar o uso da Avenida Cívica aos domingos. Trata-se da Indicação nº 715/25, de autoria do vereador Milton Lins (PSD), conhecido como Bigêmeos, que sugere a interdição da via aos domingos para a realização de atividades esportivas, culturais e de lazer.
A proposta já consta na ordem do dia da sessão ordinária que acontece hoje no plenário da Câmara. Se aprovada pelos vereadores, a Indicação será formalmente encaminhada à Prefeitura de Mogi das Cruzes. Caberá então ao Poder Executivo analisar a viabilidade da sugestão e decidir sobre sua implementação.
Segundo informações da assessoria do vereador Milton Lins confirmadas ao O Diário, a ideia central é retomar a ocupação da Avenida Cívica pela população para atividades ao ar livre, promovendo um espaço de convivência e bem-estar. O funcionamento seria semelhante ao projeto “Curte a Rua”, que ocorreu em 2023 na mesma avenida, oferecendo espaço para práticas como ciclismo, patinação e slackline.
A iniciativa também se espelha no programa “Ruas Abertas” da capital paulista, que fecha a Avenida Paulista para veículos aos domingos, incentivando o uso do espaço por pedestres e ciclistas.
Detalhes importantes, como a definição exata do trecho da Avenida Cívica a ser interditado e os estudos de impacto no trânsito da região central, seriam realizados posteriormente pelas secretarias municipais responsáveis, caso a Prefeitura decida acatar a sugestão aprovada pela Câmara.
A votação da Indicação nº 715/25 é aguardada na sessão desta terça-feira e representa o primeiro passo legislativo para a possível criação de um novo espaço de lazer dominical na cidade.