O impacto da Inteligência Artificial na sociedade e na criação literária será o foco da abertura do projeto “Comunidade do Conto 2025” nesta quinta-feira, 24 de abril, às 19 horas, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, em Suzano. O evento inaugural contará com uma roda de conversa especial com o jornalista Edgar Leite, editor-chefe do Diário de Suzano e pesquisador do tema.
A atividade é uma realização da Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Suzano. A participação é gratuita e aberta ao público, com limite de 50 vagas. O objetivo é promover uma reflexão sobre como a IA está moldando o cotidiano, a literatura e o futuro das relações humanas, em um espaço dedicado à escuta, criação e troca de ideias.
O projeto “Comunidade do Conto”, idealizado pelo escritor suzanense Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, busca criar uma rotina de produção e aprimoramento para escritores de prosa (contistas, cronistas, romancistas) por meio de encontros mensais. “É um projeto que nasceu da necessidade de dar continuidade ao fazer literário em grupo”, explica Sacolinha. “Neste ano, falar de Inteligência Artificial é uma forma de dialogar com os desafios contemporâneos e refletir sobre como essas mudanças atravessam o nosso modo de criar e viver”, completa o idealizador.
O debate desta quinta-feira servirá como inspiração para os participantes, que serão convidados a produzir textos inéditos sobre o tema ao longo do próximo mês. Essas criações poderão ser apresentadas no encontro seguinte do projeto, a “Leitura dos Contos”, já agendada para 29 de maio, também às 19h no Centro Moriconi. Até 12 escritores que participarem da roda de conversa inicial poderão compartilhar seus trabalhos na ocasião.
O secretário municipal de Cultura, José Luiz Spitti, destacou a relevância da iniciativa. “Essa parceria com a Associação Cultural Literatura no Brasil valoriza a produção local e cria oportunidades para autores trocarem vivências e se aperfeiçoarem. Trazer o debate sobre inteligência artificial é uma forma de mostrar que a literatura está viva, pulsante e atenta às transformações do mundo”, pontuou Spitti.
Os interessados em participar da roda de conversa sobre Inteligência Artificial nesta quinta-feira devem comparecer ao Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro, Suzano) no horário do evento. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano e Wanderley Costa/Secop Suzano