A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana de Suzano apresentou um balanço das atividades realizadas nos primeiros três meses de 2025, destacando um volume expressivo de mais de 1,1 mil intervenções focadas na melhoria da sinalização e das condições de tráfego na cidade. As ações abrangeram desde a manutenção de sinalização horizontal e vertical até reparos viários, foco na segurança escolar e melhorias na acessibilidade.
Sinalização e Infraestrutura
No período de janeiro a março, as equipes da pasta realizaram reparos em 145 lombadas e revitalizaram 283 faixas de pedestre. Além disso, foram instaladas 568 novas placas de trânsito e outras 115 placas toponímicas, essenciais para a identificação de ruas e praças. Melhorias na infraestrutura também foram contempladas, com a ampliação do abrigo de ponto de ônibus na Parada Tiradentes e a revitalização da ciclovia na avenida Vereador João Batista Fittipaldi.
Segurança no Entorno Escolar
Um esforço concentrado foi direcionado para a segurança viária no entorno das escolas. Ao todo, 144 prédios escolares (municipais, conveniadas, estaduais e particulares) receberam intervenções, beneficiando aproximadamente 100 mil pessoas entre alunos, pais e motoristas. Os serviços incluíram reforço na pintura de vagas especiais (transporte escolar e Pessoas com Deficiência – PCDs), além da revitalização de redutores de velocidade, faixas de travessia e guias.
Manutenção Viária e Acessibilidade
A operação “Tapa-Buraco” manteve ritmo intenso, atendendo 177 ruas em diversos bairros ao longo do trimestre (55 em janeiro, 69 em fevereiro e 53 em março), com a aplicação de 555,6 toneladas de massa asfáltica. Simultaneamente, a acessibilidade foi aprimorada com a construção de 31 novas rampas – dez delas na rua Sete de Setembro, via de grande circulação central – e a reforma de outras 15 estruturas existentes. Um avanço importante foi a instalação de uma botoeira sonora para pedestres com deficiência visual no cruzamento da rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66) com a rua General Francisco Glicério.
Educação para o Trânsito
A pasta também promoveu ações educativas diversificadas a cada mês: em janeiro, o foco foi a segurança durante viagens de férias; em fevereiro, a distribuição de cartilhas orientou para um retorno às aulas mais seguro; e em março, um evento especial abordou a saúde mental de motoristas e monitoras do transporte escolar, com a participação de psicólogas do Núcleo de Acompanhamento aos Servidores (NAS).
O secretário Claudinei Galo destacou a intensidade dos trabalhos. “Começamos o ano aprimorando a sinalização nos quatro cantos da cidade, com atenção especial ao entorno das escolas. Demos continuidade à nossa operação ‘Tapa-Buraco’ para qualificar a condição das ruas e reforçamos as ações de Educação para o Trânsito, proporcionando também melhorias para as pessoas com deficiência, a partir das rampas de acessibilidade”, ressaltou o titular da pasta.
Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Divulgação/Secop Suzano