A Prefeitura de Itaquaquecetuba deu um passo importante no cuidado com a saúde feminina ao inaugurar, na última terça-feira (22), a Sala SABEM (Saúde e Bem-Estar da Mulher). Localizado dentro da Casa da Mulher, o novo espaço visa oferecer acolhimento, cuidado e acesso facilitado a serviços essenciais de saúde. Na mesma ocasião, foi entregue a van Atende+ Saúde e Cidadania, que ampliará o alcance dos serviços à população.
A Sala SABEM concentrará especialidades como psicologia, nutrição, ginecologia e obstetrícia. O foco do atendimento será em mulheres em situação de vulnerabilidade social, incluindo vítimas de violência doméstica ou de gênero, e aquelas com necessidades específicas em saúde mental que já recebem acompanhamento da Casa da Mulher. Com capacidade inicial para atender 100 mulheres por mês, o espaço funcionará sob princípios de sigilo, ética e atendimento humanizado.
“Agora podemos dizer que a Casa da Mulher oferece atendimento integral para as mulheres do município, garantindo mais segurança e acolhimento”, afirmou Hadla Issa, secretária da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania, destacando a qualificação da equipe envolvida.
O acesso aos serviços da Sala SABEM se dará por meio de agendamento presencial, realizado de segunda a sexta na Casa da Mulher (Rua Guariri, 261 – Vila São Carlos), ou por encaminhamento de órgãos como CRAS, CREAS, Delegacia da Mulher e Ronda de Proteção à Mulher. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania e a Secretaria de Saúde.
“Estamos consolidando uma política pública para o munícipio com a parceria entre as secretarias. Nossa missão é cuidar da população e trazer serviços de qualidade”, ressaltou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
Van Leva Saúde e Cidadania aos Bairros
Paralelamente à inauguração da sala, a van Atende+ Saúde e Cidadania foi entregue. O veículo, que já oferecia serviços de cidadania de forma itinerante (como cadastro habitacional, defesa do consumidor e segunda via de documentos), agora agregará atendimentos de saúde. Entre os novos serviços estão vacinação, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), agendamento de exames e consultas, e cadastro para facilitar o acesso ao sistema E-SUS Digital.
“Estamos cuidando de cada detalhe pra facilitar o acesso da população aos serviços públicos. Tudo de forma gratuita e perto de casa”, comentou o prefeito Eduardo Boigues sobre a expansão dos serviços móveis.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues, também presente na inauguração, celebrou a conquista: “Essa é a realização de um sonho e motivo de orgulho pelo resultado que traz em benefícios à população.”
Crédito da Foto: Matheus Cruz / Prefeitura de Itaquaquecetuba