Uma comitiva de Mogi das Cruzes esteve na Prefeitura de Bertioga na última quarta-feira (23/04) para obter informações sobre a implementação do Sistema Único e Integrado de Execução Orçamentária, Administração Financeira e Controle (Siafic). O grupo, composto por representantes da Prefeitura (secretarias de Gestão e Contratações Públicas e Finanças), Câmara Municipal, Semae e Iprem, buscou entender o processo de unificação das informações contábeis, orçamentárias e financeiras em órgãos públicos, um dos objetivos do Siafic para promover maior transparência e controle.
A comitiva mogiana foi recebida pelo secretário de Administração de Bertioga, Danilo Lerne Filho, pelo diretor de Tecnologia da Informação, Roberto Marques Fernandes, e pela contadora e chefe de setor Andressa Rodrigues Lerne Gouveia. O principal foco do encontro foi compreender como Bertioga realizou a integração dos diversos sistemas utilizados pelos setores ao Siafic e os impactos dessa mudança na rotina administrativa, bem como as melhorias no fluxo de informações e serviços.
O diretor-geral do Semae de Mogi das Cruzes, José Luiz Furtado, explicou que a visita se deu em virtude da fase de implantação do sistema no município. “Estamos em fase de implantação desse sistema aqui em Mogi das Cruzes, e tudo precisa ser integrado: Prefeitura, Câmara, Semae e Iprem. Bertioga já passou por essa experiência e fomos trocar informações”, afirmou Furtado.
O Siafic é instituído pelo Decreto Federal 10.540/2020, visando um sistema único e integrado de transparência para toda a administração pública, atendendo aos padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal



