FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

Suzano

Projeto SER de Suzano Inspira e Aprende com Experiências Inclusivas de São Carlos

Suzano abriu suas portas para um valioso intercâmbio de experiências em políticas inclusivas para Pessoas com Deficiência (PCDs) durante a mais recente edição do “Projeto SER – Suzano Educa e Respeita”. O Cineteatro Wilma Bentivegna foi palco, na manhã desta quarta-feira (23/04), de um encontro enriquecedor que reuniu autoridades locais e representantes de entidades com o secretário da Pessoa com Deficiência e Paradesportos de São Carlos, Rafael Almeida.

O secretário municipal de Governo de Suzano, Alex Santos, anfitrião da iniciativa, recepcionou Almeida para uma apresentação detalhada das ferramentas e políticas inclusivas implementadas com sucesso em São Carlos. Sob o olhar atento de representantes da OAB Suzano, da Apae, da União Família Azul e de outras importantes instituições ligadas à causa, foram compartilhados serviços que têm impactado positivamente a vida dos cidadãos com deficiência. O vice-prefeito Said Raful e o presidente da Câmara, Artur Takayama, também prestigiaram o evento, que teve sua abertura conduzida pelo vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), André Luis Bonfim.

A apresentação de São Carlos trouxe à luz iniciativas como a emissão de cartões que simplificam a comprovação de direitos, o programa de empréstimo de cadeiras de rodas por meio de comodato para famílias de baixa renda e o incentivo ao paradesporto através de parcerias com entidades especializadas.

Este encontro dá continuidade às discussões sobre políticas para PCDs iniciadas em março pelo “Projeto SER”, que já contou com a participação do secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa. O projeto, idealizado para promover debates sobre temas relevantes como cidadania e inclusão, dedica cada edição a um público específico, como mulheres, jovens e idosos, além das pessoas com deficiência.

O secretário Rafael Almeida, de São Carlos, enfatizou a relevância de compartilhar experiências bem-sucedidas entre municípios. “Buscamos compartilhar a forma como fazemos o acolhimento às famílias e conscientizar a população sobre as informações relacionadas ao autismo e à síndrome de Down. Temos uma série de serviços em nosso município que viemos apresentar em Suzano que envolvem tecnologia e o incentivo ao esporte”, declarou, agradecendo o convite da Prefeitura de Suzano.

O presidente da Câmara de Suzano elogiou a administração municipal pela organização do evento, ressaltando o crescente reconhecimento de Suzano em ações voltadas às PCDs e colocando o legislativo à disposição para fortalecer as políticas inclusivas. O secretário de Governo de Suzano reafirmou o compromisso do “Projeto SER” em intensificar as ações que garantam os direitos das pessoas com deficiência, buscando sempre a igualdade de oportunidades. Por fim, o vice-prefeito Said Raful destacou a importância da troca de experiências para aprimorar os serviços oferecidos no município, buscando referências em outras cidades para fortalecer a política de inclusão local.

Diversas outras autoridades municipais e representantes da OAB Suzano também marcaram presença no evento, demonstrando a união de esforços em prol da inclusão.

(Foto: Luana Bergamini/Secop Suzano)

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros