A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba foi palco, nesta semana, do Polo de Escuta do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca (PELLLB). O encontro contou com a presença ativa de escritores, estudantes, docentes, representantes da diretoria de ensino local, Fatec, IFSP, Casa de Projetos e do coletivo Viva Cidade.
O evento teve como principal objetivo fomentar a discussão sobre as diretrizes e propostas para a criação de políticas públicas eficazes na ampliação do acesso à leitura. Durante o encontro, foram abordados temas cruciais como a formação de mediadores de leitura, a valorização de toda a cadeia produtiva do livro e a necessidade de democratizar o acesso às bibliotecas e ao universo da literatura.
A secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, ressaltou a importância da participação da comunidade: “Estamos falando de um processo de escuta ativa que prioriza a voz da comunidade literária e educativa para a construção de políticas inclusivas”.
O Plano Estadual do Livro e Leitura é reconhecido como uma iniciativa estratégica de modernização cultural, que coloca a leitura no centro da transformação social. A proposta é alcançar leitores de todas as idades e em diferentes contextos.
O prefeito Eduardo Boigues enfatizou o impacto positivo do incentivo à leitura: “Queremos ver mais jovens, adultos e idosos com livros nas mãos e histórias no coração. O incentivo à leitura é uma ponte para o conhecimento e para a cidadania”.
Fotos: Matheus Cruz