O ciclo formativo de 2025 para os profissionais de apoio da rede municipal de ensino de Mogi das Cruzes teve início na última segunda-feira, 5 de maio, no Cemforpe (Vila Nova Mogilar). O encontro de abertura, organizado pelo Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI) da Secretaria de Educação, abordou o tema “Acessibilidade curricular: desafios e possibilidades” e reuniu cerca de 200 servidores e colaboradores da área para um dia de acolhimento, troca de experiências e palestras com especialistas.
A secretária de Educação, Darly Carvalho, que participou da abertura ao lado da adjunta da pasta, Maria Aparecida Cervan Vidal, destacou o papel crucial desses profissionais no ambiente escolar. “Vocês são parte de um time que acredita que toda criança tem potencial. São os olhos, os ouvidos, o coração e muitas vezes os braços dessas crianças. Obrigada por estarem conosco nessa missão. A formação representa um compromisso da rede com uma educação mais sensível, humana e inclusiva”, afirmou a secretária.
O evento marcou o início da formação continuada voltada aos profissionais que atuam diretamente no atendimento aos estudantes público-alvo da Educação Especial. A programação do primeiro dia contou com rodas de conversa, apresentação de protocolos de atuação, relatos de práticas bem-sucedidas e a participação dos paratletas do Centro Municipal de Paradesporto Professor Cid Torquato, do Jardim Rodeio.
A palestra principal, realizada às 10h, contou com a participação de dois nomes de destaque nacional: Cid Torquato, CEO do ICOM-Libras, advogado e ativista da acessibilidade, e Rodrigo Credidio, especialista em comunicação inclusiva e empatia, com atuação nas áreas de acessibilidade digital e neurociência. Eles abordaram a importância da acessibilidade em suas múltiplas dimensões (física, atitudinal e curricular) como elemento fundamental para uma educação verdadeiramente inclusiva. Ao final da apresentação, os presentes puderam interagir com os palestrantes em um momento aberto para perguntas.
“A acessibilidade é um ponto central para que a inclusão aconteça de fato. Ela vai muito além das barreiras físicas e envolve também o acesso ao currículo e às atividades pedagógicas. Por isso, essa temática foi escolhida para abrir nosso ciclo formativo”, explicou a professora especialista Renata Águeda de Souza, coordenadora dos profissionais de apoio da rede municipal.
O ciclo formativo tem carga horária de 80 horas e será desenvolvido ao longo de 2025, com encontros planejados a partir de trilhas temáticas que dialogam com os desafios enfrentados no cotidiano escolar. A iniciativa integra as ações do Pró-Escolar, equipamento do Departamento de Educação Especial e Inclusiva voltado à inclusão e ao atendimento educacional especializado. Atualmente, a rede municipal de Mogi das Cruzes conta com 245 profissionais de apoio.
Foto: PMMC