A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove neste sábado, dia 10 de maio, das 8 às 17 horas, o “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe em 15 Postos de Saúde e no drive-thru do Pró-Hiper, localizado no Mogilar. A principal novidade desta etapa é a inclusão dos funcionários dos Correios no grupo prioritário para receber a dose. Para se vacinar, os trabalhadores dos Correios devem apresentar um documento com foto e algum comprovante profissional.
Além da vacina contra a influenza, as unidades de saúde estarão oferecendo a oportunidade de atualizar as doses disponíveis no calendário de vacinação de rotina. Para receber eventuais doses em atraso, crianças devem comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis e munidas da caderneta de vacinação, além do documento com foto.
Os postos de saúde que estarão abertos para o “Dia D” são: Jardim Camila, Botujuru, Santa Tereza, Vila Suíssa, Alto Ipiranga, Jardim Universo, Biritiba Ussu, Cocuera, Jardim Margarida, Jardim Nova União, Jardim Piatã, Quatinga, Taiaçupeba, Jardim Aeroporto II e Nova Jundiapeba.
A vacinação contra a gripe é destinada exclusivamente aos públicos-alvo definidos pelo Ministério da Saúde – crianças, idosos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas com comorbidades e outras condições especiais, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários e população carcerária e funcionários do sistema prisional. A vacina protege contra os principais vírus em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A ação integra a Campanha Nacional de Vacinação e visa ampliar a cobertura vacinal e proteger os grupos prioritários antes do período de inverno, quando as doenças respiratórias tendem a aumentar. Até o momento, não há liberação da dose para o público em geral.
Quem pode tomar a vacina contra a gripe:
- Crianças (6 seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias)
- Idosos com 60 anos ou mais de idade
- Gestantes
- Puérperas (até 45 dias após o parto)
- Povos indígenas e Quilombolas
- Pessoas com comorbidades, doenças crônicas e outras condições clínicas especiais (veja lista no original)
- Pessoas com deficiências motora, auditiva, visual ou intelectual (que limite as atividades da vida diária)
- Pessoas em situação de rua
- Trabalhadores de saúde (profissionais e outros trabalhadores dos serviços de assistência de saúde, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em saúde)
- Professores e demais funcionários das escolas do ensino regular: infantil, fundamental, médio e superior
- Profissionais das forças de segurança e salvamento
- Profissionais das forças armadas
- Caminhoneiros
- Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário (motoristas, cobradores)
- Trabalhadores portuários
- População carcerária e funcionários do sistema prisional
- Funcionários dos Correios
UNIDADES DE SAÚDE ABERTAS NESTE SÁBADO, DIA 10/5:
- JARDIM CAMILA
- BOTUJURU
- JARDIM SANTA TEREZA
- VILA SUÍSSA
- ALTO DO IPIRANGA
- JARDIM UNIVERSO
- BIRITIBA USSU
- COCUERA
- JARDIM MARGARIDA
- VILA NOVA UNIÃO
- JARDIM PIATÃ
- QUATINGA
- TAIAÇUPEBA
- JARDIM AEROPORTO 2
- NOVA JUNDIAPEBA
- DRIVE-THRU – PRÓ-HIPER / MOGILAR
Credito de foto: PMMC