Um cenário de acidente envolvendo um ônibus escolar, um automóvel e um ciclista, com um total de 15 vítimas, marcou o Simulado de Emergência realizado na manhã desta quinta-feira (08/05) na praça Veteranos de Guerra, em Jundiapeba, Mogi das Cruzes. A ação foi uma iniciativa conjunta da Prefeitura e do Corpo de Bombeiros, integrando a programação do Maio Amarelo no município.
Dezenas de pessoas acompanharam atentamente a simulação, que buscou reproduzir uma ocorrência real, com o atendimento médico sendo prestado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e do SAMU de Mogi das Cruzes. Durante a atividade, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, do Detran-SP e das empresas concessionárias do transporte coletivo distribuíram materiais educativos.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, ressaltou a importância da iniciativa: “O mês de maio é muito importante para trazer conscientização sobre a importância do comportamento seguro no trânsito para toda a população e diminuir o número de acidentes. A realização do Simulado de Emergência faz parte deste trabalho e mostra para a população, de uma forma bem clara, os riscos de acidentes”.
Na situação simulada, um automóvel colidiu com um ônibus escolar e, desgovernado, atingiu um ciclista que passava pela via. Prontamente, equipes do Corpo de Bombeiros e do Samu se mobilizaram para prestar socorro às vítimas, que foram triadas de acordo com a gravidade de seus ferimentos. Os casos mais sérios, após o atendimento inicial no local, foram encaminhados para o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, que também participou da ação.
O tenente Marcelo dos Passos Miyatake, do 17º Grupamento do Corpo de Bombeiros, explicou os objetivos do simulado: “O foco principal da ação é a conscientização tanto da população que assiste o simulado quanto de quem está passando nos veículos ou a pé. Também é um treinamento para o atendimento de vítimas e para a integração das equipes”.
Agentes municipais de trânsito e a Polícia Militar também estiveram presentes, acompanhando a atividade.
Maio Amarelo
A programação do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes segue com diversas ações de segurança viária ao longo do mês, sob o tema “Desacelere. Seu bem maior é a vida”. Até o dia 30 de maio, equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito estarão em diferentes pontos da cidade realizando atividades de conscientização.
Nesta sexta-feira (09/05), estão programadas palestras para funcionários da concessionária Princesa do Norte, com a parceria do SAMU de Mogi das Cruzes.
Confira a programação completa do Maio Amarelo em Mogi das Cruzes:
- 05/05 – Simpósio de Trânsito e Segurança Viária
- 06/05 – Operação Travessia Segura (Estação Mogi das Cruzes da CPTM)
- 07/05 – Palestra no Tiro de Guerra
- 07/05 – Palestra no Shibata Centro de Distribuição
- 08/05 – Simulado de Emergência (Praça Veteranos de Guerra)
- 09/05 – Palestra na concessionária Princesa do Norte
- 12/05 – Palestra no Centro Municipal de Paradesporto
- 13 e 14/05 – Escola Mirim De Trânsito Itinerante (CEIM Professora Luiza Conceição da Silva – Jundiapeba)
- 15/05 – Pit Stop Motociclistas (Rodovia Pedro Eroles – Mogi Dutra)
- 16/05 – Escola Mirim De Trânsito Itinerante
- 19/05 – Operação Travessia Segura (Terminal Estudantes)
- 20/05 – Escola Mirim De Trânsito Itinerante (Colégio Raízes)
- 21/05 – Palestra na concessionária CS Brasil
- 22/05 – Escola Mirim De Trânsito Itinerante
- 23/05 – Palestra na empresa Rayflex – Portas Rápidas
- 23/05 – Operação Direção Segura e Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Estacionamento do Hipermercado Shibata – Vila Industrial)
- 25/05 – Escola Mirim de Trânsito Itinerante (Parque Centenário)
- 26 e 27/05 – Escola Mirim de Trânsito Itinerante (EM. Professora Heliana Mafra Machado de Castro)
- 28/05 – Palestra no Semae
- 29/05 – Simulador de Impacto (Largo do Rosário)
- 30/05 – Projeto Terceira Idade em Foco (Vila Dignidade)
Crédito das fotos: