A Prefeitura de Suzano, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, apresentou na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a proposta de criação da “Rota da Fé – Caminho das Intercessoras”. O projeto, entregue ao deputado estadual Marcos Damasio, tem como principal objetivo impulsionar o turismo na região, atraindo peregrinos e visitantes, além de gerar empregos e estimular novos negócios no município, valorizando o patrimônio cultural e religioso.
O roteiro idealizado tem seu ponto de partida em Suzano, na Paróquia Santa Rita de Cássia, localizada no Jardim Gardênia, que abriga a única réplica do corpo incorrupto da santa no estado de São Paulo, um local de grande significado para os fiéis católicos. A rota prossegue por Mogi das Cruzes, com uma parada no Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós; segue para Guararema, onde se encontra a Igreja Nossa Senhora da Escada, que possui a singular imagem de São Longuinho no Brasil; e culmina no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida, no interior paulista.
A apresentação do projeto na Alesp contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico de Suzano, Mauro Vaz; do presidente da Câmara Municipal, Artur Takayama; do secretário-diretor geral da Casa de Leis, Julio Cezar Mayer; do diretor de Desenvolvimento Econômico, Arrones Junior; do pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, padre Luís Hidalgo; e de Viviane Estevam, representante da empresa de turismo responsável pela elaboração da programação da rota.
Durante o encontro, foi ressaltado o potencial da rota para o desenvolvimento econômico da região, com a expectativa de geração de empregos, o fomento ao comércio local e a valorização dos atrativos culturais e religiosos existentes ao longo do trajeto. A circulação de peregrinos e turistas poderá impulsionar diversos setores da economia, como a rede de alimentação e a hotelaria.
O secretário Mauro Vaz expressou otimismo em relação à receptividade do projeto: “Tivemos a oportunidade de apresentar todos os detalhes, falar mais sobre o potencial da rota e de que forma ela pode beneficiar a cidade. Agora, nosso foco é dar seguimento à proposta e buscar os apoios necessários para que esse projeto avance e se concretize”.
O deputado estadual Marcos Damasio manifestou seu apoio à iniciativa: “Gostei de saber mais sobre o projeto, que já conhecia, e acredito que tem tudo para contribuir com o desenvolvimento do Alto Tietê. Vou apresentar a proposta na Assembleia Legislativa e acompanhar de perto junto ao Secretário de Estado de Turismo de São Paulo, para que possamos dar encaminhamento e buscar os apoios necessários”.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano