A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes apresentou, nesta quinta-feira (8/5), um balanço das principais ações realizadas nos primeiros 100 dias da gestão. A prestação de contas, ocorrida no Prédio II da Prefeitura, evidenciou progressos em diversas áreas, incluindo educação ambiental, proteção animal, gestão de resíduos, poda, arborização e licenciamento ambiental. O evento também serviu para anunciar projetos futuros, como a retomada do Projeto Município Verde Azul, as iniciativas do Junho Eco Sustentável, a parceria para tornar Mogi uma cidade “lixo zero” e a reestruturação do Departamento de Licenciamento e Fiscalização.
A prefeita Mara Bertaiolli participou da apresentação e destacou as conquistas no setor: “Foram 100 dias de muito trabalho, muita dedicação e entregas. Esta semana, por exemplo, anunciamos um investimento de R$ 260 milhões em saneamento básico, o maior investimento da história de Mogi das Cruzes no setor. É mais saúde, dignidade para as famílias e principalmente mais respeito ao meio ambiente. E teremos muitas outras ações na área ambiental, que é uma prioridade da nossa gestão”, afirmou Mara, que também agradeceu a presença de autoridades, lideranças e representantes de associações.
A secretária Patricia Cesare conduziu a apresentação, detalhando as atribuições da secretaria, que abrangem desde a proteção animal até a gestão de parques e a arborização urbana. Ela também ressaltou as ações de sustentabilidade implementadas em grandes eventos da cidade, como a Festa do Divino, o Akimatsuri e o Furusato Matsuri.
Um dos destaques dos primeiros 100 dias foi a criação do programa “Seu Amigo Pet”, que já realizou dois mutirões de castração, beneficiando mais de 700 animais de tutores inscritos no CadÚnico, além de promover feiras de adoção e arrecadação de recursos para a causa animal. A terceira edição do evento está agendada para o dia 22 de maio, em Jundiapeba.
Na área de proteção animal, também houve o recadastramento de protetoras, ONGs e voluntários, a ampliação das feiras de adoção e a criação do Banco de Ração do Município, que arrecada donativos para famílias cuidadoras em vulnerabilidade e organizações cadastradas.
Quanto à gestão de resíduos, a secretaria apresentou os números dos 100 primeiros dias, com o envio de 1,4 mil toneladas de materiais para reciclagem ou reúso, incluindo plástico, metais, papel, vidro, pneus, óleo de cozinha, isopor, madeira e gesso.
Licenciamento
Uma importante novidade anunciada foi a reestruturação do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, visando agilizar processos pendentes e a emissão de licenças e autorizações. Nos primeiros 100 dias, foram recebidos 105 novos processos, 205 foram tramitados (71 concluídos), e houve a implantação do Sistema de Informações Geográficas (SIG), com integração inicial ao sistema de autorizações do IBAMA.
Na arborização, a secretaria intensificou as podas de árvores, inclusive em parceria com a EDP para áreas com fiação elétrica, realizando mutirões em bairros e atendendo emergências, totalizando mais de 450 podas.
O Parque Centenário passou por um mutirão de serviços de recuperação e revitalização após as chuvas de verão e agora opera com fechamento às segundas-feiras para manutenção contínua. As visitas monitoradas ao Parque Natural Municipal Francisco Affonso de Mello – Chiquinho Veríssimo foram retomadas, e os projetos Brotos de Mogi (com 78 árvores plantadas) e Plante Água (com 100 árvores doadas) foram lançados.
O Conselho Mogiano de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (COMOMA) está em processo eleitoral, com a plenária de definição dos eleitos marcada para 22 de maio.
Novidades
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal também anunciou planos futuros, como a criação do Espaço de Trocas Solidárias – Eco Loja, o projeto Voa Passarinho, o Plano Municipal de Arborização Urbana e a reforma da ponte da Ilha Marabá. Além disso, será retomado o Programa Município Verde e Azul, e estão sendo planejadas as ações do Junho Eco Sustentável.
Outra iniciativa em articulação é a parceria com o Instituto Lixo Zero e a implementação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com foco no uso racional de recursos e na gestão de resíduos sólidos.
O evento contou com a participação de vereadores, secretários municipais, do diretor regional da Cetesb, José Rodolfo Ferraz, do advogado Caio Vano (OAB Mogi das Cruzes) e de representantes de diversas entidades e organizações ambientais.
Crédito das fotos: PMMC