FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Suzano realiza evento especial ‘Dia de Luta contra o Racismo’ com exibição de documentário e bate-papo nesta terça

Em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, será realizado nesta terça-feira, 13 de maio, o evento intitulado “Dia de Luta contra o Racismo”. A programação ocorrerá no auditório Orlando Digenova, situado nas dependências do Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A entrada é franqueada a todos os interessados, e as atividades terão início pontualmente às 19 horas.

O projeto, que conta com a colaboração do Conselho Municipal de Promoção de Igualdade Racial (Compir), remete ao Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 3 de julho. Seu propósito central é fomentar e proteger a pluralidade cultural e racial do Brasil, impulsionando ações como esta.

A programação da noite começará com a projeção do documentário brasileiro “Ôri”, produzido em 1977. Dirigido por Raquel Gerber e com narração da historiadora Maria Beatriz Nascimento, o filme possui 93 minutos de duração e traça um panorama da trajetória dos movimentos negros no Brasil. A obra aborda temas como a construção da identidade, a resistência histórica e a ancestralidade africana. Por meio de uma abordagem poética e reflexiva, o documentário convida o espectador a uma imersão profunda na história das lutas e revoltas protagonizadas pela população negra no país, estabelecendo conexões pertinentes entre o passado e os desafios enfrentados na contemporaneidade. A exibição do filme será aberta a todo o público presente.

Após a exibição do documentário, os participantes terão a oportunidade de interagir em um bate-papo. A conversa será mediada pelo palestrante e atuante militante do movimento negro, Márcio Cândido. Ele conduzirá a discussão sobre os temas abordados no filme e aprofundará a reflexão sobre o foco central do evento, que é a luta contra o racismo. Este momento não apenas permitirá o esclarecimento de dúvidas por parte do público, mas também proporcionará um aprendizado valioso sobre a rica e complexa trajetória dos negros brasileiros.

Para o secretário Geraldo Garippo, a realização desta iniciativa possui grande relevância para toda a comunidade suzanense. “A busca pela inclusão racial ainda se configura como um desafio significativo para todos nós. Promover espaços e momentos que oferecem a oportunidade de compreender profundamente a história e a trajetória de uma parte tão importante da nossa população é fundamental para cultivarmos o respeito mútuo. Convido a todos os suzanenses a prestigiarem o bate-papo e a assistirem a este clássico do cinema brasileiro”, enfatizou o titular da pasta de Assistência e Desenvolvimento Social.

Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros