A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Assistência Social, está realizando uma programação especial em maio para a campanha “Faça Bonito”, que busca conscientizar a população sobre o enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa integra a mobilização nacional “Maio Laranja”.
No último sábado (18), uma atividade no Parque Ecológico marcou o início da programação, com a distribuição de materiais informativos, adesivos e orientações sobre os canais de denúncia, como o Disque 100 e o Conselho Tutelar.
Na terça-feira (21), uma caminhada mobilizou a cidade, com concentração no parque e encerramento na praça central. O evento contou com apresentações de crianças, idosos e da Banda da GCM, e teve a participação de estudantes da rede municipal, idosos do Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), a rede socioassistencial e o Conselho Tutelar.
CRAS nos Bairros e Parceria Intersetorial
A campanha também deu início à ação “CRAS nos Bairros”, que leva atividades de sensibilização para escolas e instituições parceiras. São promovidas rodas de conversa, contação de histórias com fantoches, dinâmicas sobre sinais de abuso e orientações com técnicos dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Conselho Tutelar.
O secretário de Assistência Social, Gabriel Rocha, destacou a importância da colaboração intersetorial na campanha. “O Faça Bonito é uma campanha nacional que está ganhando força em Itaquá ano após ano. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esse trabalho e contar com o apoio das secretarias é ainda melhor”, afirmou. A campanha é coordenada não apenas pela Assistência Social, mas também pelas secretarias de Educação, Saúde, Cultura e Segurança.
O prefeito Eduardo Boigues reforçou o comprometimento da gestão: “Um time alinhado promove grandes projetos e é esse recado que o Faça Bonito 2025 está reforçando em Itaquá, além de ser uma pauta importantíssima. Cuidar da infância é cuidar do nosso futuro, então vamos proteger quem mais precisa e oferecer acolhimento, apoio e prevenção”.
Fotos: Dayane Oliveira