A “Campanha do Agasalho 2025” de Suzano, lançada em 25 de abril, já contabiliza uma expressiva arrecadação de 55.010 itens em seu primeiro mês. O Fundo Social de Solidariedade de Suzano, responsável pela iniciativa, registrou 26.210 peças doadas nos 80 pontos de coleta espalhados pela cidade, e outras 28.800 unidades foram recolhidas em ações porta a porta realizadas em parceria com o Tiro de Guerra de Suzano (TG 02-081) nos bairros Jardim Imperador, Vila Amorim, Vila Mazza e Vila Urupês.
A campanha tem cumprido seu propósito de levar agasalhos, blusas, calças, meias, calçados fechados e cobertores, todos em bom estado, a famílias em situação de vulnerabilidade social atendidas por entidades da cidade. Conforme o previsto no lançamento, Bazares da Solidariedade estão sendo organizados em diferentes pontos de Suzano para contemplar esses munícipes.
Este trabalho já beneficiou:
- 250 famílias no Instituto Amar Holiness, na Vila Monte Sion, em 16 de maio.
- 150 famílias na Escola Municipal Professora Nizilda Alves Godoy, na Fazenda Aya, em 20 de maio.
- 100 famílias na Associação Amigos de Bairro Parque Umuarama, no Parque Alvorada, em 22 de maio.
- 150 famílias na Associação Amigos de Bairro Jardim Leblon, no Jardim Leblon, em 26 de maio.
Para facilitar a participação dos moradores, os 80 pontos de coleta estão estrategicamente distribuídos em locais de fácil acesso, como escolas, órgãos públicos, estabelecimentos comerciais e igrejas. Os endereços podem ser verificados no link bit.ly/pontossuzano.
Ampla Rede de Apoio e Metas Ambiciosas
Com o tema “Cubra Suzano de Amor”, a campanha conta com uma vasta rede de apoio. Além do Tiro de Guerra de Suzano (02-081), que auxilia na panfletagem e orientações antes das ações porta a porta, a iniciativa tem o suporte da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e da Auge Embalagens. A meta estabelecida é arrecadar pelo menos 150 mil itens e organizar 30 bazares solidários.
É fundamental ressaltar que todas as peças doadas passam por um processo de triagem para garantir que estejam em bom estado antes de serem distribuídas nos bazares. O Fundo Social destaca a contínua necessidade de doações de roupas masculinas, que geralmente chegam em menor quantidade em comparação com as femininas.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Déborah Raffoul, frisou que a campanha tem recebido grande adesão da população. “Queríamos fazer um agradecimento especial a todos que estão abraçando a iniciativa. Temos visto que a cidade está mobilizada para garantir uma arrecadação expressiva, que nos possibilita ajudar muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Gostaria de cumprimentar todos os nossos parceiros, que têm colaborado muito com essa rede de apoio”, pontuou.
Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi celebrou os números significativos deste primeiro balanço. “Temos que celebrar cada conquista desse processo. Essa é uma campanha histórica, que chega à casa das pessoas e toca o coração dos munícipes. Estamos promovendo um trabalho e beneficiando muitas famílias com os itens que estão sendo doados. Já organizamos quatro Bazares Solidários e chegamos em quatro bairros com as ações porta a porta, que nos permitiram atingir essa marca, que supera as 55 mil peças em um mês”, ressaltou o chefe do Executivo municipal.
Créditos das fotos: Divulgação/Wanderley Costa