A Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes, por meio do Departamento Pedagógico (Deped), realizou a formação “Atendimento a Alunos da Educação Especial nos Projetos de Música”. O treinamento foi destinado a monitores e coordenadores dos projetos musicais “Pra Ver a Banda Passar”, da Associação de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC), e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, desenvolvido pela Sinfônica Mogi. Os encontros ocorreram no Cemforpe, nos dias 23 de maio e 2 de junho.
O principal objetivo da formação foi apresentar e discutir possibilidades para o atendimento de alunos com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA). No primeiro dia, a capacitação foi direcionada aos professores do “Pequenos Músicos”, e no segundo dia, 2 de junho, foi a vez dos educadores do “Pra Ver a Banda Passar”.
As discussões foram conduzidas por Claudia Regueiro, diretora do Departamento de Educação Especial e Inclusiva (DEEI). “Compartilhamos informações e orientações sobre práticas necessárias para o atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial e Inclusiva, por meio de ambientes e rotinas previsíveis que acolhem e favorecem a aprendizagem. Nosso objetivo é sempre garantir, por meio de estratégias pedagógicas, que cada criança seja respeitada em seu ritmo e sua forma única de aprender”, destacou.
Leandro Tomazzini, chefe da Divisão de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação (SME), acompanhou os encontros e reforçou a importância desse processo formativo. “Essas formações foram essenciais para que os professores pudessem acolher novos conceitos e ampliar o conhecimento sobre as especificidades das crianças. Foi muito interessante”, comentou.
Durante as sessões de formação, também foram abordadas estratégias práticas para melhorar a comunicação com os alunos. Entre os pontos discutidos, destacaram-se a necessidade de estabelecer acordos com as famílias e a direção da escola, o uso do reforço positivo e a aplicação de recursos de comunicação alternativa, como pranchas e dispositivos tecnológicos.
Outro aspecto relevante da formação foi a apresentação de dados atualizados sobre o autismo no Brasil e os fatores que contribuem para o aumento dos diagnósticos, como a maior conscientização, a ampliação dos critérios de diagnóstico e o melhor acesso a serviços especializados.
Esta iniciativa faz parte de uma série de ações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Mogi das Cruzes, com o intuito de qualificar e oferecer suporte aos profissionais envolvidos nos projetos musicais da rede de ensino.
Foto: PMMC