A prefeita Mara Bertaiolli e o vice Téo Cusatis lançaram nesta quarta-feira, 4 de junho, o programa Pró-Visão, que inclui um Mutirão da Catarata e a expansão das cirurgias oftalmológicas, em colaboração com a Santa Casa de Mogi das Cruzes. A meta da Prefeitura Municipal é realizar 908 procedimentos até dezembro de 2025, com o objetivo de eliminar a fila de espera existente na cidade. Além disso, foi anunciado o início das consultas de endocrinologia, dermatologia e urologia do Mutirão de Especialidades, sediado no Complexo Integrado de Atendimento à Saúde (CIAS), no Rodeio.
As cirurgias de catarata serão realizadas de terça-feira a sábado, no período da manhã. Às sextas-feiras, os procedimentos ocorrerão durante todo o dia, ampliando a capacidade de atendimento. O mutirão prevê uma média de 100 cirurgias mensais dedicadas exclusivamente a essa iniciativa.
Atualmente, a Santa Casa já realiza 59 cirurgias de catarata por mês por meio de um contrato com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, número que foi recentemente ampliado por aditivo (anteriormente eram 45). Com a adição do mutirão, a cidade passará a realizar 159 procedimentos mensais, representando um avanço significativo na oferta de cirurgias oftalmológicas à população.
A prefeita Mara Bertaiolli ressaltou a importância da ação: “Estamos reforçando o compromisso da administração municipal com a ampliação do acesso à saúde e à qualidade de vida dos mogianos, especialmente dos que aguardam há mais tempo por este tipo de atendimento.”
Segundo o vice-prefeito Téo Cusatis, a iniciativa marca o começo do programa Pró-Visão na cidade, que oferecerá diversos serviços de oftalmologia. “Neste primeiro momento, o mutirão e a ampliação do contrato para realização de cirurgias de catarata na Santa Casa vão zerar esta fila de espera, mas em breve teremos mais atendimentos nesta área e em outras da Saúde”, adiantou.
Os pacientes selecionados são contatados por telefone para a realização do exame de biometria ultrassônica, crucial para o cálculo da lente intraocular a ser implantada. A seleção segue critérios técnicos, como o tempo de espera (desde 2023) e a comprovação de residência em Mogi das Cruzes.
Maria Aparecida Calado Trindade, 79 anos, moradora da Vila Cintra, que esperava há mais de um ano, foi uma das pacientes operadas nesta quarta-feira. “Já estou vendo tudo mais colorido. A cirurgia foi ótima e tenho certeza de que agora dará tudo certo na recuperação também”, relatou. Da mesma forma, a aposentada Maria Inês Santesso, 79, do Jardim Oropó, destacou a agilidade do mutirão: “O atendimento foi excelente e deu tudo muito certo. Várias pessoas que estavam aguardavam também foram chamadas. Os médicos são excelentes, assim como toda a equipe.”
Cira Domingues Osaki, 81, residente da Vila Lavínia, também aprovou a iniciativa. “Só tenho gratidão a todos, porque não teria condições de pagar pela cirurgia na rede particular e recebi um atendimento de primeira da Prefeitura e da Santa Casa. Estou muito feliz e satisfeita com tudo”, disse ela, que esperava pelo procedimento há quase um ano. A família do aposentado Mário Clayton Staut de Abreu, 84 anos, também elogiou. Sua esposa, Arlete Fernandes Abreu, destacou: “A cirurgia foi rápida e com uma equipe muito boa. Gostamos do atendimento de modo geral, desde os médicos, até enfermeiros e todos os atendentes, sempre muito atenciosos e competentes.”
As cirurgias de catarata são ambulatoriais, durando em média 20 a 25 minutos, sem necessidade de internação hospitalar. Os pacientes recebem alta no mesmo dia, com orientações sobre cuidados pré e pós-operatórios. Antes do procedimento, são instruídos sobre jejum e higiene local. Após a cirurgia, são recomendados repouso, uso de colírios, evitar levantar peso, abaixar a cabeça e suspender atividades físicas por até 30 dias.
O Mutirão de Catarata é conduzido por uma equipe experiente de oftalmologistas, liderada pelos médicos Ricardo Costa Boucault, Fernando Costa Boucault, Laila Batata Lopes Nunes de Souza e Felipe di Bisceglie Cid. Completam o time os profissionais: Edson Kenji Takaki Junior, Thaise Alves de Souza, Christhyane Diniz Santos, Carla Aparecida Pereira Penha e Diego Silva da Rocha.
Mutirão de Especialidades
O Mutirão de Especialidades atenderá pacientes que já estavam na fila por consultas em endocrinologia, dermatologia e urologia em Mogi das Cruzes. Esta iniciativa, viabilizada por um saldo de recursos do contrato da Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) com o Centro de Estudos e Pesquisas “Dr. João Amorim” (Cejam), responsável pela gestão da unidade de saúde, tem como meta atender cerca de 4 mil pessoas, zerando a demanda por essas especialidades.
A convocação dos pacientes está sendo realizada por telefone pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Por isso, é fundamental que as pessoas que aguardam por esses procedimentos mantenham suas informações cadastrais atualizadas.
Você ou alguém que conhece já foi beneficiado por iniciativas como o Mutirão da Catarata? Compartilhe sua experiência!



