Mogi das Cruzes celebrou o talento de seus jovens enxadristas com a conclusão da modalidade de xadrez na 3ª Olimpíada e Paralimpíada Pequenos Esportistas da rede municipal de ensino. A competição, organizada pela Secretaria de Educação, ocorreu nesta quinta-feira, 5 de junho, no Auditório do Cemforpe, no Mogilar, e contou com a participação de 76 estudantes de 19 escolas municipais.
O grande campeão foi Arthur Tavares, da EM Prof. Adolfo Martini (Vila Industrial). Após cinco rodadas intensamente disputadas, o resultado foi divulgado, surpreendendo o próprio Arthur. “Vencer foi inesperado. Às vezes treino jogando no celular, pego o meu tabuleiro e jogo sozinho, fazendo minha própria estratégia”, revelou o jovem campeão. O segundo lugar ficou com Pablo Rocha, estudante da EM Rural Profª Eunice de Almeida, em Taiaçupeba (que estava junto à EM Profª Cecília de Souza Lima Vianna). Em terceiro lugar, classificou-se Murilo Yuri Sato, da EM Profª Maria Eugênia Fochi de Araújo, no Parque Residencial Itapety.
A professora Siderlandia Flores, conhecida como Flor, coordenadora de oficinas esportivas da escola vencedora, expressou seu orgulho e destacou a importância do xadrez para o desenvolvimento dos alunos. “Xadrez é um esporte que eu amo. A maior dificuldade foi fazê-los entender que não é só um esporte, não é só uma competição, o xadrez também é importante para a educação. Auxilia na atenção, percepção, lógica, matemática, raciocínio, memória. Foi um trabalho em conjunto com os professores do regular. Estou muito orgulhosa do resultado”, afirmou.
A próxima modalidade da competição será o judô, com disputas programadas para os dias 25 e 26 de junho. A 3ª Olimpíada e Paralimpíada, organizada pelo Departamento Pedagógico (Deped) da Secretaria de Educação, registrou um número recorde de participantes em relação às edições anteriores e conta com o apoio dos departamentos da Pasta e da Secretaria de Esporte e Lazer.
Foto: PMMC



