FOFOQUEI MOGI - LOGO

Fique atento!

Assine nosso boletim informativo para receber nossos artigos mais recentes instantaneamente!

[mc4wp_form id="448"]
Suzano

Suzano Intensifica Fiscalização Ambiental com Média de Uma Ação Mensal e Torna-se Referência Regional

O trabalho de fiscalização ambiental em Suzano tem se destacado na região do Alto Tietê desde o início das atividades do Grupo de Fiscalização Integrada do Alto Tietê Cabeceiras (GFI-ATC), em abril de 2022. Desde então, a atuação conjunta entre a prefeitura, órgãos estaduais e conselhos de classe já resultou na interrupção de crimes ambientais em 33 ocasiões, o que representa uma média de quase uma ação por mês.

Para coordenar essas operações, foi criada a Sala de Operação de Fiscalização Integrada em Mananciais (Sofim), que trabalha em parceria com equipes intersetoriais da administração municipal e conta com o respaldo de órgãos e forças policiais estaduais. Essa colaboração é fundamental, dada a complexidade das ocorrências ambientais.

Em cada ação liderada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, participam representantes da Polícia Militar Ambiental, do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Fiscalização Municipal de Obras, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB) e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Além disso, há o envolvimento de membros dos Conselhos Regionais dos Corretores de Imóveis (Creci), de Engenharia e Agronomia (Crea-SP) e de Arquitetos (CAU).

Essa ampla mobilização visa reforçar a aplicação de medidas eficazes contra infrações comprovadas em áreas de preservação. As demandas abordadas incluem parcelamentos irregulares de solo, construções ilegais, supressão de vegetação nativa e degradação de Áreas de Preservação Permanente (APP).


Histórico de Atuações Marcantes

Após a consolidação do processo de mobilização das equipes em 2022, com a criação da Sofim pelo decreto 9.837, o GFI-ATC intensificou suas operações a partir de 2023. Já em março de 2023, foi realizada uma ação de desfazimento de construção irregular no Jardim dos Eucaliptos, no distrito de Palmeiras. Na ocasião, o grupo interrompeu as obras de um condomínio que estava sendo erguido em uma área de mananciais, onde aproximadamente 500 mil metros quadrados (m²) estavam sendo comercializados em pelo menos 90 lotes de mil m² cada.

Em outubro de 2023, a Secretaria de Meio Ambiente de Suzano embargou 18 residências e construções irregulares na estrada da Quinta Divisão, em Palmeiras, em uma ação de preservação de mananciais. Os moradores foram notificados e encaminhados à delegacia para prestar esclarecimentos.

Já em fevereiro de 2024, o grupo combateu mais um parcelamento irregular de solo na rua Dona Aida Checon, próximo ao Clube dos Oficiais, também em Palmeiras, suspendendo cerca de 20 construções ilegais. Na mesma operação, o GPA, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, resgatou 18 aves que sofriam maus-tratos em outro endereço na estrada do Machucho.

Meses depois, em junho de 2024, a “Ação Integrada em Defesa das Águas” visou combater o parcelamento irregular em uma área de 75.841 metros quadrados na Vila Nova Ipelândia. As equipes notificaram proprietários de ocupações irregulares e demoliram construções desabitadas em Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais (APRM) e em APPs, às margens da estrada Carlos Alemão. A operação teve como alvo 25 lotes, alguns já prontos e a maioria em construção.

Em 2025, foram registradas cinco ações, com destaque para duas em abril e maio na estrada dos Fernandes, divisa com Ferraz de Vasconcelos e às margens do rio Guaió. Essas ações foram necessárias devido ao desrespeito a autos de infração aplicados desde 2017 por intervenções em Área de Proteção de Mananciais (APM) e APP. No local, em zona rural, dez lotes de cerca de mil m² estavam sendo comercializados irregularmente, com parcelamento abaixo do mínimo exigido pela legislação (20 mil m² em área rural) e falta de matrículas dos imóveis.

O prefeito Pedro Ishi enfatizou que essas operações servem como exemplo contra futuras tentativas de crimes ambientais em áreas rurais. “Nosso trabalho é constante e vigilante. Estamos atentos a todas as situações que colocam em risco a integridade do nosso ecossistema. Trabalhamos com muito afinco para interromper práticas criminosas em áreas de preservação e prevenir novas iniciativas que possam causar danos ambientais. Ao preservar a qualidade da água dos nossos mananciais, estamos garantindo a qualidade de vida das pessoas”, reforçou o prefeito.


Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano

Você também pode querer ler:

Suzano

Suzano Lança Campanha “Todas Por Elas” para Combater a Pobreza Menstrual em Março

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08/03), o Fundo Social de Solidariedade de Suzano inicia, neste mês de março,
Suzano

Profissionais da Educação de Mogi das Cruzes Recebem Treinamento de Primeiros Socorros

Cerca de 50 funcionários da Secretaria Municipal de Educação participaram, na última sexta-feira (28/02), de um treinamento de primeiros socorros