A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal de Mogi das Cruzes, em parceria com o Instituto Suinã, realizou na terça-feira (24/06) o evento “Terra Viva – Oficina de Compostagem Doméstica”. A atividade, que ocorreu no Viveiro Municipal, no Parque Leon Feffer, ensinou aos participantes técnicas de compostagem para reduzir o desperdício, nutrir o solo e criar um ciclo sustentável em suas casas ou comunidades.
A oficina faz parte da programação do Junho EcoSustentável, que busca engajar a população em hábitos mais amigáveis ao meio ambiente. “A oficina foi muito enriquecedora e mostrou como é possível realizar um trabalho eficiente de compostagem em pequenos espaços. Este é o objetivo da nossa programação do Junho EcoSustentável: oferecer informação à população, para que mais pessoas incorporem esses hábitos ao seu cotidiano, contribuindo para a construção de uma cidade cada vez mais conectada à natureza e às práticas ambientalmente corretas”, comentou a secretária Patricia Cesare.
As especialistas socioambientais do Instituto Suinã, Letícia Gonzaga e Larissa Neli, foram as responsáveis por ministrar a oficina. Elas abordaram, entre outras técnicas, a vermicompostagem, um processo que utiliza minhocas para acelerar a decomposição de resíduos orgânicos, transformando-os em húmus – um fertilizante natural rico em nutrientes. Essa prática é uma forma eficaz e sustentável de reduzir o volume de lixo orgânico e produzir adubo de alta qualidade para jardins e plantas.
Ricardo Moscatelli, chefe da Divisão de Recicláveis da Secretaria, observou que “quando as pessoas fazem esse processo de compostagem, elas utilizam cascas de verduras, legumes e frutas para adubar as plantas e tornar a terra mais nutritiva. Isso contribui para a redução do volume de resíduos que são destinados aos aterros sanitários”.
Programação do Junho EcoSustentável Continua com Mutirão de Castração
A programação do Junho EcoSustentável segue nesta quinta-feira (26/06) com a 4ª edição do Programa Seu Amigo Pet, que acontecerá em Taiaçupeba. Um dos principais destaques do evento será o Mutirão de Castração de Animais, voltado exclusivamente para tutores de cães cadastrados no CadÚnico.
As inscrições para o mutirão já foram realizadas pela Administração Regional de Taiaçupeba, direcionadas aos tutores de pets do distrito. A previsão é que 130 animais sejam castrados, tanto machos quanto fêmeas. As cadelas serão atendidas pela manhã e os machos, à tarde. Os tutores devem levar seus pets à sede 2 da Administração Regional de Taiaçupeba, localizada na rua Virginia Eugênia Grisbach Auerbach, 49.
Crédito da foto: PMMC



