A prefeita Mara Bertaiolli visitou nesta quarta-feira (25/06) o Pronto Atendimento do Jardim Universo para avaliar as significativas reformas e revitalizações que permitiram a ampliação dos serviços oferecidos à população. A unidade de saúde passou por uma série de melhorias estruturais e operacionais, visando aprimorar o atendimento e proporcionar um ambiente mais seguro, acolhedor e funcional para pacientes e profissionais.
Acompanhada pela secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, pelo secretário adjunto, Luiz Bot, e pelo gerente administrativo da unidade, Lucian Guedes, a prefeita percorreu as novas instalações. Dentre as áreas visitadas, destacam-se a sala de procedimentos, que agora conta com espaços independentes para inalação, medicação e coleta, além de raio-X, leitos de observação equipados com televisores e um guichê para retirada de medicamentos gratuitos. Os consultórios médico e odontológico também foram reformados. Durante a visita, a prefeita conversou com pacientes e funcionários.
“Este modelo de atendimento humanizado, de qualidade e com o comprometimento de todos para garantir o respeito a cada paciente é o que queremos em todas as unidades de saúde da cidade. Por isso, vamos sempre manter o diálogo para caminharmos juntos e oferecer cada vez mais melhorias à população”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Ampliação de Serviços e Atendimento 24 Horas
Entre as principais mudanças, está a ampliação do quadro de médicos plantonistas, o que contribui para maior agilidade e cobertura em urgências e emergências. O serviço de Raio-X, que anteriormente funcionava das 9h às 21h, agora opera 24 horas por dia, com capacidade para realizar até 1.800 exames por mês, reforçando o suporte diagnóstico da unidade.
A secretária Rebeca Barufi detalhou as melhorias estruturais: “A sala de odontologia foi completamente reformada, com a substituição da cadeira, manutenção dos equipamentos e reestruturação do espaço. Também foram ampliadas a sala de emergência e a sala de medicação, que agora contam com duas novas camas elétricas nos leitos de observação e novo enxoval hospitalar, assegurando mais conforto e qualidade no atendimento”.
O gerente Lucian Guedes ressaltou a implementação da ouvidoria ativa, onde os pacientes são contatados após o atendimento para avaliar sua experiência, fortalecendo a escuta e a melhoria contínua. Guedes acrescentou que, mesmo operando como Pronto Atendimento, a unidade mantém serviços ambulatoriais essenciais, como atendimento com médico geral para moradores locais, sala de vacinação com horário ampliado, atendimento odontológico de urgência/emergência e ambulatorial, e acompanhamento psicológico. Em breve, a unidade também oferecerá Wi-Fi aberto ao público.
As mudanças foram bem recebidas pelos usuários. O aposentado Marcos Nogueira Gomes, 58 anos, elogiou: “O atendimento está mais ágil e os médicos nos tratam muito bem”. A diarista Eliana Martins Lisboa, 47, concorda: “Melhorou muito o tempo de espera e, além disso, o posto está sempre bem limpo e organizado”. A auxiliar de desenvolvimento infantil, Pamela Ribeiro Pereira, 24, complementou: “O movimento de pacientes aqui sempre foi grande, mas com estas mudanças, ficou muito mais organizado”.
Foto: PMMC



