Mogi das Cruzes reforçou o cuidado com a população em situação de rua na noite desta quarta-feira (25/06). A Prefeitura, por meio das equipes de abordagem social e do Consultório na Rua, garantiu atendimento e acolhimento em inúmeros pontos da cidade. A ação teve início na Praça Antônio Batalha, no bairro do Shangai, e contou com a presença da prefeita Mara Bertaiolli e do vice-prefeito Téo Cusatis.
As equipes percorreram diversas localidades estratégicas, como o Terminal Estudantes e Terminal Geraldo Scavove, Teatro Vasquez, Largo do Carmo e Largo São Benedito, Edifício Atrium (Banco do Brasil), Praça da Matriz/Centro Cultural, Largo do Rosário, Terminal Central, Praça do Totó, Rua Casarejos (Mega Motos) e Av. Francisco Rodrigues Filho (Mogilar).
“Estamos aqui porque acreditamos que cada vida importa. O cuidado com a população em situação de rua precisa ser humano, acolhedor e contínuo. Nossa missão é garantir que essas pessoas sejam vistas, ouvidas e atendidas com dignidade”, afirmou a prefeita Mara Bertaiolli.
A iniciativa faz parte da Operação Inverno, que visa assegurar vagas em abrigos e intensificar a abordagem social durante o período noturno. A população também pode acionar a equipe responsável pelo WhatsApp (11) 99827-0909 – Centro de Abordagem Social.
Saúde e Assistência Social em Ação Conjunta
As equipes de saúde do Consultório na Rua ofereceram atendimento médico, incluindo aplicação de medicamentos (quando indicados), testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites B e C, além da distribuição de preservativos e orientações sobre a vacina contra o HPV, câncer do colo do útero e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).
“O Consultório na Rua é uma ação concreta de cuidado com quem mais precisa. A parceria entre a Saúde e a Assistência é fundamental para garantir um atendimento integral e efetivo com a população em situação de rua”, destacou o vice-prefeito Téo Cusatis.
A atuação da equipe de saúde ocorre em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, em um trabalho articulado que busca não apenas atender, mas acompanhar de forma ativa esta população.
“A ação reafirma o compromisso da Prefeitura de Mogi das Cruzes com políticas públicas que promovem dignidade, inclusão e saúde para todos os cidadãos. Nossas equipes estão preparadas para oferecer não só cuidados médicos, mas também acolhimento, orientação e oportunidades de recomeço”, enfatizou a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi.
Operação Inverno e Centro POP: Apoio Contínuo
As equipes do Serviço de Abordagem Social estão trabalhando em horário estendido, das 7h às 22h, e contam com equipes de sobreaviso para casos de emergência ou adequações necessárias, sempre observando as oscilações de temperatura e o número diário de atendimentos.
“Durante as abordagens, os agentes sociais trabalham a conscientização das pessoas para deixarem a situação da rua, com a oferta de acolhimento nas unidades que prestam esse serviço”, informou a secretária de Assistência Social, Daniela Mariano.
A referência para o atendimento às pessoas em situação de rua é o Centro POP, localizado no Mogilar, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O Centro POP oferece trabalho técnico para a análise das demandas dos usuários, além de orientação individual e em grupo.
Serviço:
- Centro de Abordagem Social – WhatsApp: (11) 99827-0909
- Centro POP – Telefones: (11) 4796-3862 ou (11) 4790-1244
 
            

 
																																		 
                         
                            
