Um grupo de 18 delegados de Mogi das Cruzes, eleitos na 7ª Conferência Municipal das Cidades, está em São Paulo para participar da 7ª Conferência Estadual das Cidades, que ocorre nesta sexta-feira e sábado (27 e 28 de junho), no Memorial da América Latina.
O evento é um importante fórum para debater as dinâmicas e necessidades dos municípios paulistas, visando orientar políticas e investimentos públicos. As propostas discutidas aqui serão levadas para o âmbito nacional, na 6ª Conferência Nacional das Cidades, marcada para outubro de 2025.
O tema central da Conferência Estadual das Cidades é “Construindo a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. A conferência busca promover debates locais e regionais sobre as políticas de desenvolvimento urbano, identificando carências comuns, trocando boas práticas e construindo uma agenda moderna para enfrentar os desafios urbanos, especialmente aqueles relacionados às mudanças climáticas e à iniquidade socioeconômica no uso e ocupação do território.
A construção conjunta desses debates, que reúnem diversos segmentos do poder público e da sociedade civil, tem o potencial de fortalecer a implementação de novas soluções para questões locais e regionais.
A Conferência Estadual é uma etapa preparatória fundamental para a Conferência Nacional das Cidades. Os debates realizados em São Paulo têm como objetivo consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas, que, na fase nacional, colocarão em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
Foto: PMMC



