Mogi das Cruzes foi contemplada nesta quinta-feira (26/06) com um aporte significativo de R$ 6,5 milhões do Programa Casa Paulista, do Governo do Estado de São Paulo. O recurso será destinado à construção de 324 novas unidades habitacionais nos residenciais Vitória I e II, localizados no Conjunto do Bosque, em Braz Cubas. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas durante um evento na cidade de Lagoinha, no Vale do Paraíba.
Os fundos estaduais complementarão o orçamento necessário para as obras, que são parte do Programa Minha Casa Minha Vida – Faixa 1, realizado em parceria com o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal (CEF).
O secretário municipal de Habitação Social e Regularização Fundiária de Mogi das Cruzes, Romildo Campello, participou do evento, que contou também com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, e do presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado, entre outras autoridades.
“É uma ótima notícia para Mogi das Cruzes. O trabalho de retomada do diálogo com o Governo do Estado é uma prioridade da prefeita Mara Bertaiolli e os frutos começam a aparecer em várias áreas, como na habitação social. Teremos mais famílias mogianas com acesso à moradia própria, com toda a segurança jurídica e este é um objetivo da gestão que estamos cumprindo”, afirmou Campello.
Sorteio de Moradias e Combate ao Déficit Habitacional
As famílias contempladas pelas unidades habitacionais do Residencial Vitória I e II serão definidas por meio de sorteio, conforme as diretrizes da Faixa 1 do Programa Minha Casa Minha Vida. Esta faixa é voltada para famílias com renda mensal de até R$ 2.850,00. Com a liberação dos recursos estaduais, mais um trâmite foi cumprido para o início das obras, aproximando a realização do sonho da casa própria para muitos mogianos.
Campello lembrou ainda que a Secretaria Municipal de Habitação tem atuado em parceria com os Governos Estadual e Federal para garantir o direito à moradia digna para todos os mogianos. Entre outras medidas, destacou a criação da conta do Fundo Municipal de Habitação, que facilitará a obtenção de recursos para futuras ações na área de habitação.
De acordo com o Plano Municipal de Habitação, o déficit habitacional de Mogi das Cruzes é de 17.738 unidades habitacionais em 2025, evidenciando a importância de iniciativas como essa para reduzir essa demanda.
Foto: PMMC



