A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizará na próxima quinta-feira, 3 de julho, a segunda edição do Suzangames. Em parceria com a plataforma Matific, a iniciativa busca fortalecer o aprendizado da matemática para estudantes do 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental da rede municipal.
O evento será sediado novamente no Complexo Educacional e Cultural Mirambava, no centro, e contará com a participação de 29 escolas e centenas de alunos, divididos em dois períodos: manhã (das 8h às 11h) e tarde (das 14h às 17h). A expectativa é superar o envolvimento da edição passada, que reuniu cerca de 500 estudantes. As inscrições, abertas entre 16 e 30 de maio, tiveram grande adesão das unidades escolares.
Com o objetivo de potencializar o protagonismo estudantil e incentivar o uso da Matific como ferramenta pedagógica, o Suzangames propõe uma jornada lúdica e desafiadora de resolução de problemas matemáticos. O evento é dividido em duas fases: uma classificatória, já finalizada nas próprias escolas, e a fase final no Mirambava, onde os alunos com melhor desempenho se encontrarão para a disputa.
Os participantes serão agraciados com medalhas e certificados de participação. Os estudantes que alcançarem o primeiro e segundo lugares serão premiados com uma visita à sede da Matific em São Paulo, além de brindes especiais. As escolas vencedoras também receberão equipamentos de uso coletivo, como caixas de som e projetores.
Sueli Stuchi, coordenadora do Núcleo de Projetos Pedagógicos da Secretaria de Educação, enfatizou que o Suzangames vai além da competição. “Não é só uma disputa entre escolas, mas uma experiência de aprendizado significativa. A matemática ganha vida nas mãos dos nossos alunos, que utilizam a lógica, o raciocínio e a criatividade para resolver situações desafiadoras. É um momento em que eles se tornam protagonistas do próprio processo de aprendizagem”, afirmou.
A secretária de Educação, Renata Priscila Valencio Magalhães, destacou o sucesso da parceria com a Matific e os impactos positivos do evento. “O Suzangames se consolida como uma ação estratégica de ensino e motivação. A Matific oferece uma plataforma envolvente, que alia diversão e conhecimento. Nossa rede está cada vez mais engajada em utilizar recursos inovadores para tornar a aprendizagem mais significativa. Esse tipo de iniciativa reforça nosso compromisso com a qualidade da educação e com o desenvolvimento integral dos nossos estudantes”, declarou.
Além de estimular o raciocínio lógico e as competências matemáticas, o evento também promove a socialização entre os alunos de diferentes regiões da cidade, despertando o espírito colaborativo e o respeito às diferenças. As atividades são cuidadosamente planejadas para garantir que todos os participantes se sintam reconhecidos pelo esforço.
O prefeito Pedro Ishi reforçou a importância da valorização do ensino e celebrou a nova edição do Suzangames. “A Educação é uma prioridade em nossa gestão, e eventos como este mostram o quanto podemos avançar quando unimos inovação, tecnologia e dedicação. O Suzangames é um reflexo do trabalho comprometido de nossos profissionais da educação e da força dos nossos alunos. Quero parabenizar todos os envolvidos por fazerem deste evento um sucesso, e principalmente as crianças, que são o nosso maior orgulho”, pontuou.
Créditos das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano



