O Hospital e Maternidade de Suzano (HMS) deu um importante passo na saúde pública do município ao iniciar, neste mês de junho, a oferta do serviço de hemodiálise exclusivo para pacientes em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Essa novidade representa um marco, pois garante maior resolutividade nos atendimentos e evita transferências de pacientes críticos para outras instituições.
Até o momento, três pacientes já foram beneficiados com o tratamento, totalizando sete sessões na terapêutica inédita na unidade hospitalar. O primeiro procedimento foi realizado em 10 de junho (terça-feira), em uma paciente de 85 anos internada na UTI. O tratamento foi conduzido com sucesso, contribuindo para a estabilização da paciente durante o procedimento.
De acordo com o médico responsável, Javan Turrini, a hemodiálise, em casos como esses, é crucial. “A hemodiálise, nesses casos, pode ser o divisor de águas. Ter essa possibilidade dentro do hospital representa um avanço enorme na qualidade da assistência oferecida aos pacientes mais graves”, afirmou.
Desde o primeiro atendimento, outros dois pacientes também foram contemplados. O procedimento no HMS é realizado exclusivamente em pacientes no leito de UTI, mediante avaliação e indicação de urgência dialítica. Para o secretário municipal de Saúde, Diego Ferreira, a novidade é uma conquista significativa para a saúde pública em Suzano.
“A implementação da hemodiálise representa um ganho para o município, uma vez que contempla os nossos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS). O procedimento confere chances reais de recuperação aos pacientes que precisam e é fruto da parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), que administra a unidade”, destacou o secretário.
Créditos das fotos: Assessoria HMS/Divulgação



