Mogi das Cruzes alcançou um marco significativo para sua agricultura nesta quarta-feira (25/06), ao ser integrada oficialmente à Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Hortaliças do Ministério da Agricultura. A decisão foi tomada por votação unânime durante uma reunião do grupo, realizada em meio à 30ª Hortitec, a maior feira hortifrutícola da América Latina, em Holambra.
Representando a cidade no evento, o secretário de Agricultura de Mogi das Cruzes, Renato Abdo, participou como convidado do Instituto de Desenvolvimento da Horticultura do Estado de São Paulo (Aphortesp). Na ocasião, Abdo apresentou as ações em andamento na região para garantir a redução tributária aos produtores de cogumelo, um pleito importante que vem sendo articulado em conjunto com outras entidades do setor.
Aproveitando a oportunidade, Abdo solicitou ao presidente da Câmara, Rafael Cursino, a participação efetiva de Mogi das Cruzes no grupo. “O presidente, de pronto, colocou em votação e, felizmente foi aprovada, por unanimidade, a participação da Prefeitura de Mogi”, contou o secretário.
“É um momento histórico para Mogi das Cruzes e para a nossa agricultura. Participar da Câmara Setorial significa ter voz ativa nas decisões que afetam diretamente os produtores e os consumidores. Além disso, é uma oportunidade de compartilhar as boas práticas que temos desenvolvido na cidade e buscar parcerias estratégicas para ampliar nossa produção com qualidade e sustentabilidade, uma vez que o Alto Tietê concentra a maior produção de cogumelos no país”, afirmou Renato Abdo.
Redução Tributária para Cogumelos e Fortalecimento do Setor
Dentre as medidas citadas por Abdo durante a palestra na Câmara Setorial, está o Projeto de Lei Complementar 5/25, de autoria do deputado federal Marcio Alvino. Esse projeto busca alterar a recente reforma tributária para a redução do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) dos cogumelos. A proposta está atualmente em análise na Câmara dos Deputados.
“Na prática, o texto inclui os cogumelos entre os produtos hortifrúti com redução de 100% das alíquotas de IBS e CBS”, argumentou Renato Abdo, destacando o impacto positivo que a medida traria para os produtores locais.
Com a conquista de uma cadeira na Câmara Setorial do Ministério da Agricultura, Mogi das Cruzes, segundo o secretário, amplia seu protagonismo no cenário nacional da horticultura e passa a participar ativamente das discussões sobre legislação e gestão pública voltadas ao setor de hortifrutis. “A inserção na Câmara Setorial permite a defesa de demandas locais e regionais, além de contribuir com políticas públicas e iniciativas de apoio ao desenvolvimento sustentável da agricultura”, concluiu Abdo.



