Suzano foi palco, nesta quinta-feira (26/06), da primeira edição do Fórum Regional de Mulheres – Vozes que Transformam. Uma iniciativa inédita da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat+), o evento ocorreu no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré e teve como objetivo central fomentar o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público feminino. Lideranças femininas de destaque nas áreas de segurança pública, justiça e vida pública da região marcaram presença, tornando o encontro um marco importante para a equidade de gênero.
A programação incluiu a roda de conversa “Vozes que Transformam”, que foi mediada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, e pela coordenadora da câmara técnica e primeira-dama de Arujá, Clau Camargo. O debate contou com a participação de figuras proeminentes como a coronel PM Beatriz Morassi, comandante do Comando de Policiamento de Área Metropolitana 12 (CPA/M-12); a delegada Margarete Barreto, titular da Seccional de Mogi das Cruzes; a ex-primeira-dama de Suzano, Larissa Ashiuchi; e a defensora pública e coordenadora do Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (Nudem), Tatiana Campos Bias Fortes.
Além do debate, o fórum recebeu a palestra “Elas Fazem Acontecer”, ministrada por Leila Navarro, que abordou temas como autoestima, liderança e empoderamento feminino.
O prefeito de Suzano, Pedro Ishi, destacou a relevância do evento como um marco regional: “É uma honra para Suzano receber esse fórum pioneiro, que traz à tona discussões essenciais sobre a atuação, os direitos e o protagonismo das mulheres. Estamos unindo forças com os municípios do Alto Tietê para ampliar políticas sérias e eficazes que garantam dignidade e oportunidades para todas”, afirmou.
Clau Camargo ressaltou a natureza itinerante da iniciativa: “O fórum será uma plataforma itinerante e articulada, que vai circular por diferentes cidades da nossa região, promovendo escuta e conexão entre mulheres de diversas frentes. A união dos municípios é fundamental para que nossas ações tenham ainda mais impacto”, pontuou.
A primeira-dama Déborah Raffoul Ishi também enfatizou a importância do evento para a região, especialmente por contar com a presença de mulheres em cargos de liderança na segurança. “Esta é a primeira vez que temos mulheres no comando das principais forças de segurança do Alto Tietê, um orgulho para nós, que também tivemos o privilégio de abrir esse ciclo de debates em Suzano, uma cidade que tem uma grande rede de apoio à mulher e que segue cada dia mais fortalecida. Hoje conseguimos unir pessoas de diferentes áreas, e isso foi muito importante para disseminar informação e ampliar ainda mais os trabalhos da câmara técnica”.
O evento contou ainda com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-prefeito de Suzano, Said Raful; o secretário executivo do Condemat+, Adriano Leite; a presidente da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê e vereadora de Arujá, Cristiane Araújo, a Professora Cris; a coordenadora adjunta da Câmara Técnica de Políticas Públicas para Mulheres do Condemat+ e primeira-dama de Biritiba Mirim, Roberta Taino; e as presidentes dos Fundos Sociais Mila Prates (Itaquaquecetuba) e Tânia Gomes Prianti (Igaratá).
Representantes da gestão municipal de Suzano também estiveram presentes, como o chefe de Gabinete, Afrânio Evaristo da Silva, e os secretários municipais Paulo Pavione (Comunicação Pública), Francisco Balbino (Segurança Cidadã), Cíntia Lira (Administração), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), Renata Priscila (Educação) e Arnaldo Marin Júnior, o Nardinho (Esportes e Lazer).
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano



