A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano participou ativamente, na última sexta-feira, 27 de junho, de duas importantes iniciativas focadas em sustentabilidade e educação ambiental com a juventude. O secretário André Chiang esteve presente na “6ª Conferência Nacional Infantojuvenil”, na Escola Estadual Alfredo Roberto, e na programação da “Semana do Meio Ambiente” do Colégio Cristão Kairós.
A manhã começou na Escola Estadual Alfredo Roberto, no Jardim Casa Branca, onde os alunos apresentaram seu plano de sustentabilidade para o rio Fonte da Amizade. Essa iniciativa faz parte da “6ª Conferência Nacional Infantojuvenil”, que desde 2022 incentiva os estudantes a estudarem o rio e a proporem soluções para sua recuperação, como o descarte adequado de resíduos e a ampliação do saneamento básico.
Após as apresentações dos alunos, o secretário André Chiang destacou as ações que a prefeitura já está implementando para melhorar a qualidade ambiental da cidade. “Realizamos diversas iniciativas para melhorar a qualidade do meio ambiente em Suzano, como o projeto ‘Árvore FamiliAR’, que já promoveu cerca de 200 plantios. Além disso, ainda neste semestre, a Prefeitura e a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) oficializaram um plano de ação com o objetivo de ampliar a coleta e o tratamento de esgoto em toda a cidade. A execução do projeto já foi iniciada nas proximidades do rio”, explicou Chiang.
Inovação e Sustentabilidade no Colégio Cristão Kairós
No período da tarde, a agenda seguiu para o Colégio Cristão Kairós, no Jardim Helena. Vinte estudantes que participam do “Torneio Brasileiro de Robótica” tiveram a oportunidade de conhecer de perto os trabalhos da Secretaria de Meio Ambiente. O grupo escolheu como tema deste ano os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 15: Vida Terrestre” e buscou inspiração nas ações da administração municipal para suas próprias soluções de preservação. Dentre os assuntos abordados estavam arborização urbana, descarte inadequado de resíduos e o uso de tecnologias sustentáveis.
O bate-papo teve como meta apresentar aos alunos diferentes caminhos e ferramentas para enfrentar os desafios ambientais, alinhados aos 15 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A expectativa é que os estudantes desenvolvam soluções inovadoras que contribuam para minimizar problemas recorrentes no município e estimulem atitudes mais conscientes em relação ao meio ambiente.
“Participar das iniciativas que os estudantes estão desenvolvendo é fundamental para fortalecer o engajamento das novas gerações com a sustentabilidade. Além de apoiar ideias inovadoras, mostramos apoio e comprometimento com a construção de um futuro mais consciente e equilibrado”, afirmou o secretário André Chiang.
A participação da Secretaria de Meio Ambiente nessas atividades escolares reforça o compromisso de Suzano com a educação ambiental e o desenvolvimento de futuras lideranças engajadas com a sustentabilidade.
Crédito das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano



