Suzano foi palco de uma celebração histórica nesta terça-feira, 1º de julho, com o evento que marcou o 50º aniversário da Komatsu do Brasil Ltda. O prefeito Pedro Ishi esteve entre os convidados de honra na sede da companhia, localizada na rodovia Índio Tibiriçá, 2000, no bairro Vila Sol Nascente. A cerimônia ressaltou o simbolismo da data e a relevância de Suzano para o grupo Komatsu Ltd., já que o município foi escolhido para sediar a primeira fábrica da empresa fora de seu país de origem, o Japão.
Acompanhando o chefe do Executivo municipal, estiveram a primeira-dama Déborah Raffoul Ishi, o ex-prefeito e atual secretário do Verde e do Meio Ambiente da cidade de São Paulo, Rodrigo Ashiuchi, a ex-primeira-dama Larissa Ashiuchi, o secretário municipal de Meio Ambiente, André Chiang, e o presidente da Câmara de Suzano, vereador Artur Takayama. Eles foram recepcionados pelo CEO da Komatsu Ltd., Takuya Imayoshi, e pelo presidente da Komatsu do Brasil, Jeferson Olivete Biaggi.
Os anfitriões conduziram as autoridades municipais em uma visita à planta da empresa, onde foram lançadas a escavadeira PC500LC-10M0, de 50 toneladas, e o Centro de Demonstração de Máquinas. Este novo centro integrará o conjunto de serviços desenvolvidos no local, que oferecem suporte a grandes obras de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, aeroportos, hidrelétricas, polos petroquímicos, além de projetos de agricultura e mineração.
A fábrica brasileira, estrategicamente projetada em 1975 como parte da expansão global da Komatsu, constitui um parque fabril completo, com fundição própria e processos de usinagem, caldeiraria, montagem, pintura e inspeção final. Atualmente, a Komatsu do Brasil Ltda. é responsável pela produção de escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas e motoniveladoras, sendo também a base mundial para fabricação e distribuição de tratores de esteiras de médio porte, exportados para todos os continentes.
Além das atividades produtivas, a Komatsu tem fortalecido suas parcerias com o município para celebrar a relação entre Brasil e Japão. Em setembro de 2022, por exemplo, a empresa participou da “1ª Mostra Cultural Suzano-Komatsu” no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, uma ação conjunta com a Secretaria Municipal de Cultura e a Divisão de Turismo e Intercâmbio Cultural de Komatsu. Este evento fez parte das celebrações do Centenário da Imigração Japonesa em Suzano e do Cinquentenário da Irmandade com a cidade de Komatsu, que incluiu a troca de obras de arte e materiais artísticos e culturais entre os municípios.
Segundo o ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi, a irmandade entre os municípios é fundamentada na correspondência de experiências e aspectos culturais. “Suzano e Komatsu têm uma relação histórica e fundamentada na cultura japonesa e em seus laços, que nos conectam de múltiplas formas. Neste ano em que a empresa comemora os seus 50 anos de Brasil, eu agradeço por toda a fraternidade e companheirismo”, afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo.
O prefeito Pedro Ishi destacou o simbolismo do momento e a importância da empresa para a cidade. “É uma honra poder contar com uma companhia deste porte em nossa cidade, especialmente pelo fato de ter sido aqui o local escolhido para a instalação da primeira fábrica fora do Japão, ainda na década de 1970. A presença da Komatsu em nosso município se consolidou como um polo de investimentos e de geração de empregos na região, levando o nome de Suzano para o Brasil e para o mundo”, ressaltou o prefeito.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano



