Uma excelente notícia para a segurança de Mogi das Cruzes! A presença da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas será significativamente ampliada graças à aprovação da Diária Especial de Atividade Complementar (DEAC) pela Câmara Municipal nesta quarta-feira (02/07). A iniciativa, proposta pela Prefeitura, permitirá que os guardas civis trabalhem em seus períodos de folga, sendo remunerados por essa atividade extra.
Com a DEAC, que funciona de forma similar à Atividade Delegada da Polícia Militar, os guardas poderão atuar por um período de oito horas em seus dias de descanso, com um limite de dez diárias mensais. O projeto de lei agora segue para a sanção da prefeita Mara Bertaiolli, que celebrou a novidade.
“A DEAC foi pensada como uma forma de valorizar e ampliar o trabalho desenvolvido pela Guarda Civil Municipal. Queremos a corporação nas ruas, andando pelos bairros, pelo comércio para a segurança dos mogianos e mogianas, o que se reflete em mais qualidade de vida para a população”, destacou a prefeita Mara Bertaiolli.
Atualmente, a GCM de Mogi das Cruzes conta com 298 guardas, que já realizam um trabalho essencial de patrulhamento e monitoramento. O secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, explicou que a implantação da DEAC intensificará o policiamento tanto nos bairros quanto na região central, garantindo uma resposta mais rápida e eficiente em emergências e, consequentemente, ampliando a sensação de segurança dos mogianos.
Além do patrulhamento ostensivo, a Guarda Civil Municipal também atua em apoio a outros órgãos da Prefeitura, em operações de fiscalização e na segurança de prédios municipais. A corporação integra o sistema de segurança pública da cidade, trabalhando em conjunto com a Polícia Militar e utilizando o monitoramento por câmeras do Centro de Operações Integradas (COI).
Investimentos na Segurança Mogiana
Este ano, a Prefeitura de Mogi das Cruzes tem investido pesado no fortalecimento da GCM. Em março, 64 novos guardas civis municipais foram incorporados ao patrulhamento, um investimento de R$ 1,7 milhão em uniformes e coletes balísticos. Em abril, a base da GCM na praça Oswaldo Cruz foi reativada, funcionando 24 horas por dia e com uma viatura dedicada para agilizar o atendimento na região central.
O trabalho da corporação no combate à perturbação do sossego e ao descarte irregular de lixo e entulho também foi intensificado, assim como a integração com as Polícias Militar e Civil em operações especiais por toda a cidade.
Para entrar em contato com a Guarda Civil Municipal de Mogi das Cruzes, a população pode ligar para o telefone 153, do Centro de Operações Integradas (COI), que atende 24 horas por dia.
Crédito das fotos: Divulgação/Prefeitura de Mogi das Cruzes



